TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Monografias: ATPS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera- UNIDERP/ Polo de São João da Boa Vista

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Educação Corporativa

Tutor à distância: Profa. Ma. Vivian Menezes

SUMÁRIO

1- Introdução

2- Apresentação da Empresa

3- Diagnóstico

4- Objetivos do Projeto

5- Justificativa do Projeto

6- Descrição das Soluções de Educação Corporativa Propostas

7- Avaliação dos Resultados

8- Conclusão

9- Bibliografias

1- Introdução

No mercado competitivo e globalizado as organizações têm buscado níveis de excelência não dependentes apenas de práticas mecânicas. É neste panorama que “surge” a Educação Corporativa; uma ferramenta de desenvolvimento de pessoas que faz progredir as competências ligadas à gestão de recursos humanos, pois organizações com tecnologia similares estão obtendo mais lucros e vantagens em relação aos concorrentes investindo na formação e na educação de seus colaboradores.

A Educação Corporativa pode ser definida como uma prática de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

No Brasil, a Educação Corporativa emerge na década de 90, com a política neoliberal implementada no governo de Fernando Collor de Mello, no quadro de abertura econômica do país que impulsionou a ideologia da competição para o mercado globalizado.

2- Apresentação da Empresa

A empresa escolhida para o nosso estudo foi a Megakraft Indústria de Embalagens Ltda.

Apresentação da Empresa:

Fundada em 1997, a Megakraft Embalagens é uma empresa de médio porte e está estrategicamente instalada à rua: Ângelo Franco, n° 520, no bairro: Distrito Industrial I, na cidade de Aguaí, SP, numa área de 63.000m2, sendo 18.000 m2 de área construída. Sua localização geográfica privilegiada e fácil acesso rodoviário permitem atender a região central do Estado de São Paulo e seus grandes polos industriais. Com um moderno parque fabril, todo o controle é administrado por um sistema informatizado integrado às áreas comercial, financeira, compras, estoque, faturamento, ERP, planejamento e controle de produção, permitindo agilidade e eficiência na fabricação de embalagens em papelão ondulado e off-set.

É uma indústria de Embalagens de Papelão Ondulado e Gráfica Offset, com 136 colaboradores, e é administrada por um presidente (diretor); 04 gerentes, sendo 01 Comercial, 01 Administrativo, 01 Industrial e 01 de Recursos Humanos; e 05 supervisores.

A empresa tem a Missão de “Vender soluções e atendimento diferenciado em embalagens de papelão ondulado e gráfica offset”.

Tem ainda o compromisso de melhorar continuamente seus métodos, processos, equipamentos e profissionais, atendendo os requisitos de Gestão da Qualidade, com o intuito de fornecer seu produto com qualidade, buscando sempre novas soluções em embalagens para todos os segmentos de mercado que atua.

3- Diagnóstico

A Educação Corporativa é uma tendência do mercado e pensar nela é pensar em treinamento e desenvolvimento. É um processo no qual os funcionários se envolvem em um constante aprendizado, visando melhorar o desempenho e a produção.

O nosso estudo foi desenvolvido através de entrevistas com o gestor de Recursos Humanos da empresa, e com alguns dos colaboradores; através do levantamento de dados, observações e também, por informações fornecidas pela empresa.

Analisando todo o material obtido, chegamos à conclusão de que o maior problema dentro da empresa é o relacionamento interpessoal, entre os colaboradores, onde muitas vezes, geram conflitos internos, chegando à maioria das vezes, a prejudicar o desenvolvimento e os resultados esperados pela empresa, impactando no clima organizacional.

O segundo problema, que identificamos ser de mais relevância, nesta empresa, é o do departamento comercial, desde a tratativa com os clientes externos, até os clientes internos.

Também percebemos que a comunicação interna, muitas vezes é falha, gerando atraso nas soluções dos problemas e às vezes dificultando ações para a tomada de decisões.

4- Objetivos do Projeto

Este é um projeto que visa à prática da Educação Corporativa na empresa, dando a seus colaboradores a oportunidade de crescerem profissionalmente, adquirindo novos conhecimentos na área em que atuam.

Todo o planejamento deste projeto, também está voltado para melhorar e minimizar os problemas da empresa em questão, visando em primeiro lugar, melhorar a relação entre os colaboradores, e depois trabalhar com os problemas voltados às competências técnicas. Também leva em consideração a segurança no trabalho; a autoestima e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

5- Justificativa do Projeto

A Educação Corporativa vem de encontro às necessidades das empresas em adquirir mão de obra que atendam as suas demandas, que hoje está tão escassa no mercado de trabalho.

Diante desta dificuldade, a empresa preocupada em adquirir profissionais alinhados às demandas de conhecimento necessário para o desenvolvimento da organização, percebeu a necessidade de participar diretamente na formação e desenvolvimento de seus talentos.

Este projeto promoverá a elevação do nível educacional dos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com