TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENHO TÉCNICO

Artigos Científicos: ATPS DESENHO TÉCNICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 6

Atps de desenho técnico

Etapa n° 1

Aula tema: Desenho técnico como forma de comunicação.

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; reconhecer a necessidade das normas na aplicação de desenho técnico. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos

Passo 1

Leia o capítulo 1 do PLT e responda as seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico:

1)Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico?

O desenho técnico e mais explicativo com mais detalhes contem informações importantes para a produção da peça sem conter ambigüidades.

2)Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados? Representação em perspectivas e em vistas

3)Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país?

I.S.O.

Etapa 2

Aula tema: Aspectos gerais do desenho técnico

Esta atividade é importante para que você possa escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar à escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho.

Passo 1

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo: 1)Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico?

A uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenho sem perda de qualidade.

2)A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível?

Linhas de contorno visível: tipo A (continuo grosso) Linhas de contorno invisível: tipo E(interrompido grosso), tipo F(interrompido fino). 3)A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido?

Pois o desenho em papel tem fácil visualização (sendo escolhido um formato adequado de folha com o desenho do produto), podendo ser manuseado facilmente.

4)Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja escala 1:1. Na prática , verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível.

Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos?

Usamos a escala de ampliação quando o produto é muito pequeno assim em uma escala maior a visualização de detalhes e mais precisas.

Utilizamos a escala de redução quando o produto e muito grande tornando assim inviável o custo de uma impressão, também seria muito difícil o manuseio.

Etapa 3

Aula tema: Construções geométricas.

Esta atividade é importante para que você possa entender a importância do conhecimento de desenho linear geométrico; aplicar os conceitos de desenho geométrico na construção de desenho técnico; utilizar ferramentas como régua, esquadros e compasso na construção geométrica.

Passo 1

Faça a leitura do anexo A do PLT e responda corretamente as questões abaixo: 1) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares?

São retas que formam ângulo reto (90°) entre si. 2)Defina o quê são retas paralelas?

Duas retas distintas no plano são paralelas quando não têm nenhum ponto em comum (nunca se cruzam).

3)Defina o quê são polígonos? É uma porção de superfície plana limitada por um segmento de retas( lados do polígonos) unidos dois a dois. 4)Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação à circunferência que os criam?

Diz-se que os polígonos são regulares se tiver todos os lados iguais. Um polígono esta inscrito numa circunferência quando todos os seus vértices pertence a mesma circunferência.

Etapa 4

Aula tema: Perspectivas.

Esta atividade é importante para que você possa representar planos inclinados e círculos em perspectivas isométricas; desenhar a perspectiva de um objeto partindo da sua representação em vistas múltiplas; esboçar à mão livre a perspectiva de um objeto. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1

Leia o capítulo 6 do PLT e:

1) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas Projeção ortogonal axonométricas trimétrica:Esta perspectiva resulta de fato de o objeto ter todas as faces contidas em um plano oblíquos ao plano de projeção. Projeção ortogonal axonométricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com