TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENHO TÉCNICO

Dissertações: ATPS DESENHO TÉCNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Questionários

Passo 2

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho livre (artístico) pode ter, para diferentes indivíduos, varias interpretações e significado do mesmo objeto.

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas sempre mantendo o mesmo rigor e a objetividade que o caracterizam. São os modos mais usados em desenho técnico: representações em vistas e em perspectivas.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Uma norma do desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico. Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem as normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico. Os principais órgãos são: (EN) Euro-normas, ISO (International Organization for Standardization), ANSI (American National Standards Institute), IPQ (Instituto Português de Qualidade), BSI (British Standards Institute)

Passo 3

a) Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A utilização da escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Contorno Visível

A linha utilizada para representar as arestas de contorno visível: Continuo Grosso, é aplicada em duas situações, a primeira, Linhas de contorno visível (A1), e a segunda, arestas visíveis (A2).

Contorno Invisível

As linhas utilizadas para representar as arestas de contorno invisível são: Interrompido Grosso e Interrompido Fino, são aplicadas em quatro situações sendo:

Interrompido Grosso: Linhas de contorno invisível (E1), Arestas invisíveis (E2).

Interrompido Fino: Linhas de contorno invisível (F1), Arestas invisíveis (F2).

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com