TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  8.228 Palavras (33 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 33

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Direito Empresarial

Professor Luis Manuel Palmeira

Cristian Hambsch Borges

Alessandra Baldissera – 6504264926 – Tecnologia em Gestão Financeira

Amanda Cavalheiro da Silva – 6942012167 – Tecnologia em Gestão Financeira

Chaianne Ferreira de Moura Fabris – 6506215482 – Tecnologia em Gestão Financeira

José Antonio Secco – 7531586062 – Tecnologia em Gestão Financeira

Patrícia de Andrade – 6942016767 – Tecnologia em Gestão Financeira

Rubiane Maciel da Silva – 6581339366 - Tecnologia em Gestão Financeira

Caxias do Sul, RS

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

A Rede de Livrarias Maneco, Editora, Importadora, e distribuidora, tem sua sede em Caxias do Sul,a matriz situada na Rua Marechal Floriano,879,centro.É uma empresa de grande porte em seu segmento (comércio e serviços) ,a Rede de Livrarias comercializa principalmente Livros e Material de escritório. A Editora atua no segmento livreiro em geral, com aproximadamente 845 títulos lançados.A Importadora ,segunda maior do país ,atua no segmento de importação de Títulos Estrangeiros ,principalmente da Espanha,Itália,México,EUA e França.A Distribuidora Atua no Sul do Brasil representando as Principais Editoras do País como Escala Educacional,uma das maiores Editoras de Livros utilizadas na Rede de Ensino pública e Particular. O Grupo de Empresas conta com aproximadamente 110 colaboradores diretos espalhados pelo estado do Rio Grande do Sul,e funcionários indiretos em todo Brasil.

A Livraria do Maneco foi fundada em 1980, na cidade de Caxias do Sul, por Arcangelo Zorzi Neto, o popular Maneco. Cresceu oferecendo serviços diferenciados e soluções diversas para o desenvolvimento cultural e intelectual da cidade e região. Uma livraria com história para contar!

Hoje, a Livraria do Maneco atua com um posicionamento bem definido, utilizando como slogan: O lugar que você escolhe quando pensa. Trabalha com livros nacionais, importados, material escolar e de escritório, papelaria, bazar e muito mais. Oferece serviços especiais como encomenda de livros, tele entrega, cheque-presente, cartão fidelidade, entre outros.

Possui 4 lojas em Caxias do Sul, 2 em Bento Gonçalves,2 em Passo Fundo e 1 em Porto Alegre, totalizando 9 lojas no Rio Grande do Sul. Além dessas unidades, conta com um Centro de Distribuição, que facilita toda a logística do Grupo.Junto ao CD funciona também a Editora Maneco, criada em 1990 com o intuito de projetar a produção literária regional. A consolidação da Editora proporciona que hoje possua autores de diversas regiões do país, além de uma parceria com o SEBRAE para a publicação de livros na área de administração. São títulos dos mais diversos segmentos, autores e categorias. Destaca-se também por ser a maior importadora gaúcha de livros,e a segunda maior do Brasil.

A Livraria do Maneco também assessora universidades na montagem e atualização das suas bibliotecas, dentro das normas do MEC. Além disso, realiza continuamente feiras, exposições e palestras com autores junto às escolas públicas e particulares, com o objetivo de promover o gosto pela leitura,além de manter uma forte parceria com os governos estaduais e Federal.

MISSÃO

A missão do Grupo de empresas Maneco é Estar a serviço do desenvolvimento humano por meio de experiências relevantes que criem relacionamentos duradouros e gerem valor para todos, garantindo a perenidade da marca Maneco.Acreditamos que Educação, cultura e lazer devem estar disponíveis a todos porque são essenciais para a construção de um mundo melhor.

SEUS PRINCÍPIOS

“Valorizamos a conduta ética e íntegra, honramos nossos compromissos, respeitamos as leis e normas pré-estabelecidas. Prezamos pela responsabilidade e disponibilidade para com colaboradores, clientes e comunidade, Respeitamos e reconhecemos colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Somos corretos e cordiais, no trato com as pessoas mantendo o espírito de servir. Mantemos a estabilidade financeira da empresa a fim de garantir a geração de emprego e desenvolvimento social do país através de investimentos seguros e consciência no uso adequado dos nossos recursos materiais, econômicos e humanos. Reconhecemos o valor e importância dos colaboradores e clientes através de uma política de promoções justa e da realização de um atendimento de qualidade ao nosso maior bem , nosso cliente, cita o Presidente da Empresa Arcângelo Zorzi Neto”.

DIREITO COMERCIAL

O comércio surgiu na Idade Antiga com os fenícios, que de tanto usarem esta atividade foram se destacando entre os povos antigos. Na idade Média, a atividade comercial se expandiu, mas, ainda não havia regras ou princípios. Com o avanço social do comércio surgiram então, as primeiras raízes do Direito Comercial.

Primeiramente, enquanto era formado o direito e ainda sem a participação do Estado, eram usados os costumes mercantis e as relações de comércio. O Direito Comercial, segundo Rubens Requião, era um direito “a serviço do comércio”. A evolução do Direito Comercial rompeu na doutrina contratualista a teoria romana contratual.

Na segunda fase em 1808, ano este em que o código comercial foi editado na França, o Estado passa a disciplinar as relações de comércio. Com o código napoleônico houve a divisão do código civil em duas partes: o Direito Civil e o Direito Comercial, sendo que esta valoriza a riqueza e aquela o direito de propriedade. Fabio Uchoa Coelho relata as mudanças que ocorreram na direito comercial:

“No inicio do século XIX, na França, Napoleão Bonaparte, com a ambição de regular a totalidade das relações sociais, patrocina a edição de dois monumentais diplomas jurídicos; O Código Civil (1804) e o Comercial (1808). Inaugura-se então, um sistema para disciplinar as atividades dos cidadãos, que repercutirá em todos os países de tradição romana, inclusive o Brasil. De acordo com este sistema, classificam-se as relações que hoje em dia são chamadas de direito privado em civis e comerciais. Para cada regime, estabelecem-se regras diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com