TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho Tecnico Etapa 04

Artigo: ATPS Desenho Tecnico Etapa 04. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

DESENHO TECNICO ETAPA 4

Etapa 4

Aula Tema: Projeção Ortogonal

Passo 1: Estude o capítulo 4 que traz informações importantes sobre projeção ortogonal e responda as questões abaixo:

a) Existem dois métodos para representação de peças em Projeções ortogonais. Defina quais são esses métodos de representação, de que região eles se originam e qual é o adotado pela ABNT?

O método europeu, chamado método do 1º diedro e o método americano, chamado método do 3º diedro. A diferença entre as vistas é que no 1º diedro o desenho da vista será feito no lado oposto em que você se “localiza” e no 3º diedro no mesmo lado. A ABNT sempre que possível usa o método europeu.

b) Defina qual é o objetivo principal da representação do desenho técnico através de projeções.

É definir a forma e a dimensão de um determinado objeto, isenta sem ambigüidades, proporcionando todas as informações necessários para a fabricação.

c) A representação de peças no Desenho Técnico é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltipla vistas. Comente e exemplifique quantas vistas são necessárias para representar um desenho técnico.

A projeção de uma figura sobre um plano é formado pela projeção de todos os seus pontos e nem sempre a figura projetada será plana. Para definir as formas do objeto utilizamos dois ou três planos de projeção:

_ Vista Frontal: projeção sobre o plano de projeção vertical;

_ Vista Superior: projeção sobre o plano de projeçãohorizontal;

_ Vista Lateral: projeção sobre o plano de projeção lateral.

d) Quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos (oblíquos) aos planos de projeção, são usados, obrigatoriamente, planos de projeções paralelos a esses detalhes, de modo a representá-los na sua verdadeira grandeza. Explique a alternativa do uso de vistas auxiliares.

Os detalhes a serem projetados não são paralelos aos planos de projeção, a construção das vistas torna-se mais difícil, sendo necessária a construção simultânea de diferentes vistas, nenhuma das projeções ortogonais consegue projetar a verdadeira grandeza de um detalhe. Por isso recorre-se a planos auxiliares de projeção paralelos a esses detalhes.

Passo 2: Comece a preparar os desenhos para a conclusão do desafio proposto inicialmente. Execute os detalhes das peças em separado em formato A4 com as devidas margens e a legenda. O desenho deverá conter apenas as projeções. As cotas serão colocadas em outra etapa.

Etapa 5

Aula Tema: Cotagem; Cortes e Secções

Passo 1: Leia atentamente o capítulo 7, onde são mostrados os detalhes de cotagem, e responda aos questionamentos abaixo:

a) A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais, permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para sua definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?

Cotas, linhas de chamada, linhas de cota,setas e símbolos.

b) Qual é a regra a ser seguida quanto à orientação das cotas?

As regras gerais relacionadas com a inscrição das cotas nos desenhos são as seguintes:

1- As cotas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto, independentemente da escala usada no desenho;

2- Cor dos caracteres. Tal como para a representação em geral, os elementos da cotagem devem ser apresentados em preto;

3- Dimensão dos caracteres. As cotas devem ser apresentadas em caracteres de dimensão adequada a sua legibilidade. Os algarismos das cotas devem obrigatoriamente ter sempre a mesma dimensão num desenho. No esboço à mão livre, esta regra também deve ser respeitada;

4- Não pode ser omitida nenhuma cota necessária para a definição da peça;

5- Os elementos devem ser cotados preferencialmente na vista que dá mais informação em relação à sua forma ou à sua localização;

6- Devem ser evitados, sempre que possível, cruzamentos de linhas de cota entre si ou com outro tipo de linhas, sobretudo linhas de chamada ou arestas. Note-se ainda que as arestas podem ser usadas como linhas de chamada, mas nunca como linhas de cota;

7- As cotas devem ser localizadas preferencialmente fora do contorno das peças. Todavia, por questões de clareza e legibilidade, estas podem ser colocadas no interior das vistas, como na cotagem do furo indicado;

8- As cotas devem ser localizadas o mais próximo possível do detalhe a cotar, emborarespeitando todas as regras e recomendações anteriores;

9- Casa elemento deve ser cotado apenas uma vez, independentemente do número de vistas da peça;

10- Em casos especiais, principalmente em fases intermediárias de fabricação, podem ser inscritas cotas auxiliares, entre parêntesis;

11- As cotas devem ser posicionadas sobre a linha de cota, paralelas a esta e, preferencialmente, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com