TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho técnico

Artigos Científicos: ATPS Desenho técnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1.

Passo 1

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

A principal característica do desenho técnico é explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para a sua produção, então estar-se-á perante um desenho técnico. Já o desenho artístico é destinada apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, então pode-se estar perante um desenho livre de caráter artístico ou não.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectivas. Mas em peças mais complexas, a aplicação de cortes é muito bem vinda.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EM), semelhantes, em geral, às normas ISSO (International Organization for Standardization). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português de Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de maquinas são muito usadas as normas alemãs DIN. No Brasil, a organização responsável pela normalização é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Passo 2

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Linhas de contorno visível e arestas visíveis é utilizada a linha contínuo grosso. Já para linhas de contorno invisível e de arestas invisíveis é utilizada as linhas interrompido grosso ou interrompido fino. Apesar de existirem duas alternativas, num dado desenho apenas um dos tipos de linhas deve ser utilizado. O traço interrompido fino é o traço recomendado.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

Nem sempre é possível ter um computador em todos os lugares. Também o custo de uma impressão é alto.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Devemos utilizar escala de redução quando a dimensão do objeto no desenho é menor que a sua dimensão real. Utilizamos a escala de ampliação quando a dimensão do objeto no desenho é maior que sua dimensão real.

ETAPA 2

Passo 1

a) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares.

Duas retas s e t são perpendiculares se formarem ângulos retos (90º) entre si.

b) Defina o quê são retas paralelas.

Duas retas distintas no plano são paralelas quando não têm nenhum ponto em comum.

c) Defina o quê são polígonos.

Um polígono é uma linha poligonal fechada formada por segmentos consecutivos, não colineares que se fecham.

d) Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação à circunferência que os criam.

Um polígono regular é qualquer polígono com todos os lados e ângulos iguais.

Com relação à circunferência podem ser inscritos ou circunscritos.

ETAPA 3

Passo 1

a) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas.

Trimétrica: Esta perspectiva resulta do fato de o objeto ter todas as faces contidas em planos oblíquos ao plano de projeção. Somente as alturas são representadas em verdadeira grandeza, sendo as outras dimensões sujeitas a coeficientes de redução. Seu uso não é muito comum.

Isométrica: Dentre todas as projeções, a isométrica é a mais utilizada, principalmente porque não carece de coeficientes de redução e os ângulos de fuga são ambos de 30º, permitindo assim obter perspectivas “verdadeiramente rápidas”. No entanto, é a que apresenta visualmente maior distorção em relação ao modo real, e assim, caso se pretenda uma perspectiva mais próxima do modo que se “vê” o objeto real, deve-se optar por uma representação em dimetria.

Dimétrica: Utilizam-se dois coeficientes de redução, portanto dimensões em verdadeira grandeza nos eixos das alturas e larguras, portanto redução de metade para a dimensão da profundidade.

b) Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes oblíquas (perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com