TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Direito

Trabalho Universitário: ATPS Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

a) O que é uma norma jurídica?

São estruturas fundamentais do Direito e nas quais são gravados preceitos e valores que vão compor a Ordem Jurídica.

Tem como fundamento o texto legal para dar legitimidade ao julgador (juiz, ex).

É o resultado dos sentidos e significados das expressões do ordenamento jurídico, portanto a compreensão da norma jurídica apenas é possível a partir da noção de ordenamento jurídico, afinal, a institucionalização das sansões e a eficácia da norma dependem da pré-existência de um ordenamento jurídico.

b) Qual a função da norma jurídica?

Sua função é concretizar a Constituição, tendo como objetivo o desenvolvimento social harmônico dentro de um contexto de paz e liberdade. A norma jurídica é responsável por regular a conduta do indivíduo, e fixar enunciados sobre a organização da sociedade e do Estado, impondo aos que a ela infringem, as penalidades previstas, e isso se dá em prol da busca do bem maior do Direito, que é a Justiça.

c) O que é uma norma geral?

Destina-se à um indivíduo, alguns indivíduos ou até mesma à uma população inteira. Contrapõe-se às normas que são destinadas à um único indivíduo (normas individuais).

d) O que é uma norma abstrata?

Destina-se não a um determinado caso concreto, mas sim à definição de normas de “dever-ser”, “dever-fazer” ou “dever-deixar-de-fazer”, para um futuro, em várias situações possíveis. A abstração é característica freqüente da estrutura da norma jurídica.

Exemplo: Art. 121 do Código Penal: Matar alguém, pena: 6 a 20 anos.

Abrange uma situação abstrata, ao contrário de uma norma concreta que, por exemplo, pode ser uma norma que define determinado imóvel como de utilidade pública.

e) Explique a imperatividade da norma.

A imperatividade é uma característica essencial da norma, ou seja, impor aos destinatários a obrigação de obedecer, independente da vontade do indivíduo, afinal a norma é uma ordem, não um conselho.

f) Explique a coercibilidade da norma.

Pode ser explicada como a possibilidade do uso da força para combater aqueles que não observam as normas. Pode ser por meio de:

• Coação – atua na esfera psicológica desestimulando o indivíduo de descumprir a norma;

• Sanção ou Penalidade – é o resultado desagradável ao indivíduo que descumprir a norma.

g) Como se identifica o destinatário de uma norma?

São destinatários de uma norma jurídica todas as pessoas submetidas à ordem jurídica a que pertencer a norma que se quer aplicar. Outros entendem serem os tribunais e os órgãos estatais os destinatários da norma jurídica por serem eles que a aplicam. Mas, pode-se dizer que são destinatários da norma jurídica as pessoas ou autoridades que estiverem na situação jurídica nela prevista.

h) Pela teoria pura do Direito, como deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com