TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho Escolar: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  9.676 Palavras (39 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Pólo Faculdade Anhanguera de Brasília

Nome completo: Edmar Gonçalves de Oliveira (RA 4108194621)

Jonilson Nobres da Silva (RA 7985737648)

Maria Sara Farias Tavares (RA 1299185112)

Renato Garcia de Oliveira (RA 4137235134)

Rozania Maria Guimarães Dias (RA 4135226504)

Suellen Gonçalves Carneiro Dias (RA 4111255519)

Curso: Administração Turma: EAD

Disciplina: Gestão da Qualidade

Professor EAD: Mônica Satolani

Tutor Presencial: Waner

Gestão

da

Qualidade

INTRODUÇÃO

Sabemos que a Gestão da qualidade é muito importante hoje nas organizações, por isso trataremos agora como usar melhor essa gestão. Apresentaremos uma visão geral da qualidade nas empresas. Hoje a qualidade é entendida como requisito para competitividade, certamente refere-se a produzir mais e melhor, de forma a atender e superar as expectativas do cliente. Trataremos brevemente de peculiaridades da qualidade em alguns setores.

A princípio a qualidade difere as organizações umas das outras. Isso mostra que a globalização faz com que as empresas busquem a excelência em seus produtos e serviços. Diante disso consumidor buscará sempre o produto de melhor qualidade.

Costuma-se atribuir a falta de qualidade à baixa qualificação da mão de obra. Nesse caso é um fator importante, mais não é o único. Sabemos que a gestão das empresas, ainda é apontada como sendo o principal motivo.

Sendo assim a qualidade, para produtos e serviços, pauta-se na satisfação do cliente.

O capítulo 1 do livro "Gestão da Qualidade" Academia Person Education

O leitor tem acesso às regulamentações da área e a seus principais conceitos - como gestão da qualidade total. Conceitos de qualidade por setores e processos de melhoria contínua, contemplando assim, o lado tanto conceitual quanto prático do tema.

O capítulo 1 aborda as seguintes questões de "Gestão da Qualidade - Definição e Conceitos

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A palavra qualidade faz parte do vocabulário de quase todas as pessoas. Ao adquirir qualquer objeto verifica se o material é de qualidade, se as especificações estão de acordo com as normas, esta qualidade está associada a satisfação pessoal ou coletiva, além do mais a qualidade está ligada diretamente a três importantes fatores:

• Redução de custos;

• Aumento de produtividade;

• Satisfação do cliente.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi a sua evolução?

De acordo com Philip B, Crosby "A Gestão da Qualidade" é um meio sistemático de garantir que as atividades organizadas aconteçam segundo modelo planejado. Como disciplina organizacional e gerencial diz respeito à prevenção de problemas, criando as atitudes e controles que possibilitem a prevenção. Quanto a evolução da qualidade acontece desde que o homem em vez de usar moeda fazia trocas e seguindo na linha do tempo chega-se à Revolução Industrial onde a qualidade dos produtos ficou mais patente com a grande indústria e a concorrência até os dias atuais com os institutos de qualificação com a certificação, exemplo do ISO 9000.

O texto assinala a importância nas transformações — econômicas, políticas e sociais — por que passam as nações modernas. Discute a evolução da qualidade e da gestão da qualidade, mostrando os pilares sobre os quais se assenta a chamada Gestão da Qualidade Total e como esse modelo gerencial vem sendo utilizado no setor educacional.

GESTÃO DA QUALIDADE: EVOLUÇÃO, CONCEITO

O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações — econômicas políticas e sociais — que têm levado as nações e seus governos a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de vida de suas populações. A transformação que se requer exige mudanças políticoinstitucionais, técnico-econômicas e culturais de grande envergadura e profundidade, demandando tempo, vontade e competência por parte de todos. O objetivo principal dessa transformação é a elevação do nível global de competitividade da economia, e, nesse contexto, a centralidade do papel da educação e da produção do conhecimento é reconhecida por todos A busca por transformações estruturais — mudanças revolucionárias que descentralizam a autoridade, reduzem a hierarquia, estimulam parcerias e privilegiam a qualidade com foco nos clientes —, visando elevar a competitividade nos novos mercados globais que se configuram, tem sido mais intensa em vários segmentos da sociedade — empresas, organizações não-governamentais — que procuram se tornar mais flexíveis, inovadores e empreendedores para fazer frente aos desafios da modernidade.

Do fortalecimento e melhoria da gestão à construção e conquista de novas técnicas e à modernização e melhoria dos processos de gestão, inúmeras sugestões vêm sendo apontadas como absolutamente necessárias para enfrentar os novos desafios e provocar mudanças. Tomando como foco a melhoria da qualidade dos processos de gestão educacional, é consenso que nenhuma transformação duradoura poderá ser obtida caso a questão gerencial não seja devidamente equacionada.

A QUESTÃO DA QUALIDADE

A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com