TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Dissertações: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  4.407 Palavras (18 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE

PROFESSOR (A) EAD: MONICA SATOLANI

PROFESSOR TUTOR: DANIELE CARVALHO DO NASCIMENTO

PERIODO: 8º SEMESTRE

DEUSDEDIT OLIVEIRA FILHO RA = 263876

FRANCISCA MARIA P SILVA RA = 274995

MARIA ALZEMIRA V ABREU RA = 269089

DANILO DA SILVA ROCHA RA = 282442

JOSE LUCAS LOPES A SILVA RA = 283321

Teresina, 25 de setembro de 2013.

Sumário

INTRODUÇAO 3

ETAPA 1 4

O QUE É QUALIDADE?COMO ESSE CONCEITO SE ALTEROUAO LONGO DOS TEMPOS? 4

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE 5

OS PRINCIPAIS GURUS DA ADMINISTRAÇÃO 7

 Walter Shewhart 7

 Armand V. Feigenbaum 7

 W. Edwards Deming 7

 Joseph M. Juran 7

 Philip B. Crosby 8

 Kaoru Ishikawa 8

 Genichi Taguchi 8

 Tom Peters 9

 Shigeo Shingo 9

OS 8 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE 9

ETAPA 2 11

GESTÃO DA QUAIDADE TOTAL (TQM) 11

CICLO PDCA 14

ETAPA 3 14

CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE 14

CEP 15

ETAPA 4 18

PROCESSO DE MELHORIA NA GESTÃO DA QUALIDADE 18

KEAIZEN: O MODEO DE MEHORIA JAPONES 19

CONSIDERAÇOES FINAIS 21

REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS 22

ANEXO 23

INTRODUÇAO

O conceito de qualidade engloba um campo muito vasto que se tentará delimitar conforme pedido na ATPs. Apresentaremos uma visão geral das funções da logística e da administração de materiais e, de que maneira podem ser utilizadas para proporcionar vantagem competitiva. A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos ou serviços em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes ao menor custo possível.

ETAPA 1

O QUE É QUALIDADE?COMO ESSE CONCEITO SE ALTEROUAO LONGO DOS TEMPOS?

Qualidade esta ligada, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz, aliás, em tudo o que se faze não apenas no que se tem como consequência dissoou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares não possuem relação custo/benefício e etc.Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000, e outras.

A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.

Por outro lado, os métodos estatísticos continuavam tendo importância, bem como as técnicas tradicionais de inspeção e medições. Contudo, o sistema da qualidade passou a incluir o desenvolvimento de novos produtos, a seleção de fornecedores e o atendimento aos clientes. . Assim, a questão da qualidade passou a ser vista não mais como uma simples forma de prevenir defeitos e diminuir perdas Mas como uma maneira de agregar valor aos produtos, diferenciando-se da concorrência e tomando a dianteira no mercado.

A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e em vários outros países do mundo.

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com