TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Artigo: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

Conceito do Ciclo do PDCA

É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. Apresenta quatro fases: P (planejar); D (fazer): C (verificar); A (agir).

O PDCA consiste também em Qualidade do Projeto: como pesquisa de mercado, concepção do produto e especificações do projeto. Outro meio é a Qualidade de conformidade, que tem a tecnologia como fator, o potencial humano e o gerenciamento, além do serviço de campo: como pontualidade, competência e integridade.

Existe também o planejamento da qualidade, que é um processo de preparação para encontrar as metas de qualidade, para isso são necessárias algumas idéias como; identificar quem são os consumidores, identificar quem são os consumidores, identificar as necessidades destes consumidores, traduzirem essas necessidades para o próprio idioma, desenvolver um produto que atenda às necessidades dos consumidores, Aperfeiçoarem o produto para que ele atenda tanto às nossas necessidades como às necessidades dos consumidores. O cuidado em identificar pontos críticos no aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos talvez venha a ressaltar a relatividade dos paradigmas corporativos.

Outro fator é o controle da qualidade que é um processo de encontro das metas de qualidade estabelecidas durante as operações. É usado para evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados. Confere estabilidade e consistência, serve para provar que o processo pode fabricar um produto sob condições de operação com o mínimo de inspeção.

Outro método do pdca muito importante é a Melhoria da qualidade, que é uma melhoria da qualidade quem por meio de mudanças planejadas, prevista e controladas, como desenvolver um processo que seja capaz de produzir o produto certo e utilizar este produto. Outro conceito definido por Juran é o de breakthrough que estabelece que melhorias alcançadas devem ser incorporadas como novos padrões para que não haja perdas nos níveis de qualidade.

Juran também tem como objetivo mudar a cultura das empresas, acreditava que o fator humano era essencial para o gerenciamento da qualidade e que a resistência a mudanças era a fonte dos problemas de qualidade, incentivando a educação e o treinamento, como Estar disposto a entender as necessidades dos clientes e a satisfazê-los, proporcionar alta qualidade de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos, estar envolvido para identificar as necessidades dos clientes, treinarem todos os níveis hierárquicos nos processos de gerenciamento para a qualidade, agregar metas de qualidade ao planejamento de negócios, fornecerem participações à força de trabalho, altos gerentes devem ter a iniciativa de realizar a gestão de qualidade.

A Importância da Ferramenta de Qualidade e do Método do PDCA.

O ciclo PDCA foi idealizado por Shewart e mais tarde aplicado por Deming no uso de estatísticas e métodos de amostragem. Ele nasceu no escopo do TQC (Total Quality Control) como uma ferramenta melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade.

O PDCA é um modelo dinâmico suas vantagens são: redução de custos e aumento de produtividade. Possui espírito de melhoria contínua.

Atuando corretivamente, definindo metas, definindo os métodos que permitirão atingir metas e propostas, educar e treinar, executar tarefas (colhendo dados), verificando os resultados da tarefa executada.

Suas características da metodologia para análise e solução de problemas:

 Simplicidade;

 Eficiência para a utilização em nível operacional;

 Valorização dos fatos;

 Medição e análise do problema global;

 Identificação das causas reais do problema;

As empresas de hoje tem como objetivo maior manter processos e produtos que se possa chegar ao maior índice de qualidade e produtividade com a menor perda possível. destacando-se o Ciclo PDCA que se mostra eficaz e rápido na solução de problemas. De forma simples e eficaz, planejar e colocar em prática, controlar e agir sobre as falhas. O giro do ciclo PDCA deve ser feito constantemente, trazendo resultados de melhoria contínua para os processos e, consequentemente para a organização. Este estudo procura demonstrar a importância da utilização do Ciclo PDCA para garantia da qualidade do produto em uma indústria.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Com os fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:

Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

A figura representativa dos Critérios de Excelência simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico adaptável ao ambiente.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.

No Modelo de Excelência da Gestão (MEG), os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.

As questões, em alguns casos, solicitam complementos importantes para a excelência da gestão. O entendimento dessas questões e seus complementos, bem como das solicitações de resultados, é apoiado por meio de orientações e inclui evidências que deveriam existir para sustentar uma avaliação utilizando os Critérios. O Sistema de Pontuação possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais.

Com o objetivo de facilitar o entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com