TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho Escolar: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Trabalho correspondente a segunda etapa da ATPS - Atividade Prática Supervisionada, como exigência parcial para a composição da nota semestral N1 da disciplina de Administração de Materiais e Logística do curso de Administração, 8º semestre, sob a orientação do ProfEduardo Henrique Zanão.

Campo Grande - MS

2014

Etapa 2

Modelos de TQM

As pesquisas apontam alguns modelos na tentativa de representar o que constitui o TQM.

A Visão de Lascelles e Dale – Consideram o TQM como uma evolução da qualidade ao Longo do Tempo =

Inspeção Ações Corretivas Identificar não conformidades

Controle da Qualidade Dados de Processo – Métodos estatísticos – Padrões de Qualidade – Introdução aos Meios de Controle

Garantia da Qualidade Planejamento da Qualidade / Sistemas da Qualidade/ Custos da Qualidade

Gestão da Qualidade Total Desdobramento das diretrizes/ Gestão por processos/ Medição de performance/ Envolve Fornecedores

A Visão de Shiba (1997)

Foco nos Clientes

Melhoria Continua

Participação Total

Entrelaçamento Social

A Visão Zaire (1994) – Blocos de Construção

TOPO

Liderança

Planejamento da Qualidade

Visão para competitividade de Classe Mundial

PILARES

Controle Estatístico de Processo e da Qualidade Cadeia Fornecedor Usuário Sistema de Gerenciamento e Controle Flexibilidade do Processo Projeto do Local de Trabalho

FUNDAÇÃO

Melhoria Continua

Envolvimento dos funcionários

Gerenciamento de Atividades que Adicionam Valor

Gerencia do Processo

Passo 2

A seguir Modelos de Práticos de TQM

Como algumas das empresas mundiais utilizam os modelos

3. Modelos de Implementação do TQM

Apesar dos modelos definidos para a implementação do TQM, tais como os preconizados por SHIBA (1993) e MERLI (1993), é mister observar que cada empresa pode definir seu próprio modelo de implementação.

Ao contrário do que ocorreu na década de 80, quando várias empresas ocidentais tomaram a iniciativa de implementar o TQM baseando-se apenas em tentativa e erro, sem contar com um modelo consolidado, o que acabou provocando grande número de fracassos, atualmente as organizações já dispõem não só de modelos como também de exemplos de implementação bem sucedida, que podem servir como ponto de partida e orientação.

Esses modelos podem ser "adaptados" para cada empresa, levando em consideração os aspectos de sua própria cultura, tecnologia, características estruturais do negócio, maturidade da linha de produtos e estratégias competitivas.

É importante ressaltar que, mesmo em função da diversidade de formas de implementação, os princípios da nossa definição inicial sobre TQM permanecem em termos de: filosofia sistematizada, orientação para resultados, foco no cliente e no processo, envolvimento de todos e liderança, conforme veremos adiante.

O TQM se alicerçou em práticas da qualidade e principalmente em alguns princípios ou características organizacionais críticas, como educação e treinamento, trabalho em equipes, comprometimento e envolvimento de todos com o processo de melhoria.

Emblemático do movimento da qualidade que se consolidou nos anos oitenta são os prêmios nacionais da qualidade, como o prêmio da qualidade americano Malcom Baldrige, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com