TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Qualidade

Monografias: ATPS Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Aula-tema: Introdução a Qualidade e a importância para o Gestor. Gestão da Qualidade – Definições e Conceitos.

- De acordo com a entrevista assistida, quais são as origens da Gestão da Qualidade e como ela está consolidada hoje nas empresas?

Fundamentos da gestão da qualidade:

Surgiu com os artesões, que eram responsáveis pela compra da matéria prima, desenvolver o produto e controlava, dava garantia pela melhoria da qualidade, hoje as empresas tem uma inspeção intermediária e sistematizada durante a linha de produção, inspeção do funcionário com a qualidade e por fim ainda há testes com o produto finalizado para garantir a satisfação do cliente.

Para certificar a qualidade de um produto foi criada a Certificação ISO.

“A Organização Internacional para Padronização (ISO) é uma entidade que aglomera os grêmios de padronização/normalização de 158 países. Fundada em 23 de Fevereiro de 1947, em Genebra, Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, exceto na eletricidade e eletrônica, cuja responsabilidade é da International Electrotechnical Commission (IEC)”

http://dicionario.babylon.com/international%20organization%20for%20standardization/

Comente sobre os princípios da Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua).

O SGQ ( Sistema de Gestão da Qualidade ) introduzido para a busca da qualidade total para determinado produto ou serviço, é um conjunto de ações bem planejadas levam a ações eficientes e eficazes que seguem todos os departamentos das empresas em cadeia. A Resolução de qualidade varia de pessoa para pessoa e de nível social, portanto é levado em conta o valor do produto conforme seu nicho de mercado exigindo-se a qualidade que cabe a cada nível social, o que caracteriza foco no cliente.

http://www.grupodestra.com.br/101007-noticia-sgq-sistema-de-gesto-de-qualidade

Implantar o SGQ na empresa significa melhorar a gestão na qualidade com todos seus atributos mas com a dificuldade de conscientização da organização que encontra-se em sua zona de conforto com hábitos viciosos da cultura antiga.

É possível conseguir a melhoria contínua através de Programas e Ferramentas de Qualidade, estes desenvolvem soluções e identificam problemas auxiliando a melhoria contínua da qualidade, são eles: 5S, ciclo PDCA, Gestão da Qualidade Total (TQM), Kanban, Programa de Sugestões, 5W1H ou 5W2H, Análise do Modo e do Efeito das Falhas (FMEA), Benchmarking, Brainstorming, Check List.

Um estudo sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001:

Círculo de Controle, da Qualidade (CCQ), Controle Estatístico do Processo (CEP), Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Histograma, Poka Yoke, Desdobramento da Função Qualidade (QFD), Seis Sigmas, Serv Qual, Setup rápido.

Quais os principais temas estudados nesta etapa que o ajudarão na elaboração de um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com