TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LETRAMENTO

Dissertações: ATPS LETRAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERÍSTICAS DOS SEGUINTES GÊNEROS TEXTUAIS:

CONTO: O conto apresenta um texto curto, que tem como tipo de texto a narrativa ficcional, apresentam poucos personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos, a linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem. Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho. O conto pode ser real, como no caso de uma notícia jornalística ou fictícia.

FÁBULA: É um gênero narrativo antigo, se caracteriza como um gênero narrativo popular que tem finalidade de retratar aspectos próprios a conduta humana. É um texto literário muito comum na literatura infantil. Fabular significa criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada é bem simples. Utiliza os animais como personagens com características, personalidades e comportamentos semelhantes ao dos seres humanos. No final tem o objetivo de ensinar algo ou provar alguma verdade, enfim nos levar há uma reflexão, uma lição de moral.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: São textos que convivemos, se caracterizam por uma seqüência de ações, apresenta características semelhantes a narração, mas se diferencia pelo fato de que ao invés do narrador o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões. A principal finalidade talvez seja a de levar ao entretenimento, embora em alguns casos veiculasse uma informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos.

LENDA: São narrativas, misturam a história e a fantasia. São contadas ao longo do tempo e modificadas com a imaginação das pessoas. Ao se tornarem conhecidas são registradas na linguagem escrita. As lendas se utilizam da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos, faz parte da realidade cultural de todos os povos. Geralmente fornecem explicações aos fatos que a ciência ou a lógica não explica.

POESIA: É caracterizada pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. A principal característica é a subjetividade, por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo EU. Expressa sentimentos, a poesia emociona, toca e sensibiliza.

ATIVIDADE NA LINGUAGEM ORAL E LÍNGUA ESCRITA.

1° ATIVIDADE: Rodinha de Histórias.

Objetivos:

- explorar a capacidade de ouvir e recontar uma história.

- descrever e ilustrar uma história.

- desenvolver a oralidade das crianças.

Material utilizado:

- folhas A4

- lápis de escrever

- lápis de cor ou giz de cera

- livros de histórias infantis escolhidos pela professora

Desenvolvimento:

Sentar as crianças em rodinha para contar uma história infantil escolhida previamente pela professora. Contar as histórias de forma que as crianças possam interagir com ela, mostrar as figuras do livro, fazer perguntas sobre os personagens, instigá-los a imaginar como será o final da história. Ao final da história conversar com as crianças sobre a história que acabamos de ouvir, deixando-as que eles falem e incentivando-as. A professora deve ter papel e lápis a mão para escrever o reconto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com