TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento E Alfabetização

Dissertações: ATPS Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Anhanguera Uniderp

Curso de Pedagogia

Letramento e Alfabetização

Prof.ª Kate Oliveira Kumada

Ana Camila Vasconcelos RA:695246711

Bruna Magnani RA: 6910466264

Nilva Ferreira da Silva Brunello RA: 7324550472

Viviane Brunello RA: 7324550453

Jundiaí/2014

Etapa 1

Passo 1

Ao conversarmos entre o grupo percebemos que cada uma aprendeu de uma forma, mas a maioria recebeu ajuda da mãe ou de algum parente, pois a curiosidade e a vontade de aprender a ler eram enormes que a todo momento indagávamos as pessoas sobre letras e palavras que víamos.

Passo 2.

Estar alfabetizado é...

Saber entender o significado de cada palavra e compreender a escrita, ler livros, jornais, escrever uma carta, pois é um sonho de criança saber diferenciarr as palavras, quem lê se torna mais independente, pois até para pegar um ônibus é imprescindível saber ler e entender e entender cada sílaba e não precisar da ajuda de ninguém. Ler e escrever é útil na nossa vida no trabalho, na rua e em casa, para ler bulas de medicamentos, receitas entre outros. Ler e escrever te dá à liberdade de não depender de ninguém para ficar ditando o tempo todo para você.

Ana Camila da Silva Vasconcelos

Passo 3

O que significa estar alfabetizado?

É poder produzir textos com nexos e também poder interpreta-los, ler não significa apenas olhar as palavras e sim procurar respostas na escrita, juntar frases, separar silabas é poder estar habilitado para aprender outras áreas e adquirir mais conhecimentos.

Passo 4

• Decodificar

Primeiramente o aluno vai decodificar alguns símbolos na escrita deve fazer anotações e buscar o significado do que foi anotado.

• Ler

Ler não é apenas decodificar o texto é fazer com que as palavras tenham sentido é interpretar, saber diferenciar os sinais ter acesso a informações, decifrar códigos linguísticos, é bom para o desenvolvimento do individuo e interagir com o texto.

• Escrever

É o registro da linguagem falada, é uma das formas que se transmite a cultura.

• Autonomamente

É ser autônomo, ou seja, fazer sozinho.

• Aprendizagem

Aprender envolve a transformação, quem aprende modifica-se, o aluno se transforma, é um processo de mudança.

• Conhecimento

É um ato de adaptar-se, o conhecimento nunca tem fim, sempre estamos em processo de conhecer, seja um idioma novo, seja outra cultura etc.

Etapa 2

4º Relatório: Apresentação das características dos gêneros textuais.

O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes.

Conto: É uma narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos, como também apresenta poucos personagens. Estas são algumas das características, mas temos outras que também é necessário conhecer.

Introdução ou apresentação: Constitui o início da historia a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço.

Complicação ou desenvolvimento: É a parte em que se desenvolve o conflito, é o momento em que algo começa acontecer.

Clímax: É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não.

Desfecho ou conclusão: Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser triste, alegre, surpreendente, engraçado ou trágico.

Fábula: É uma narrativa figurada, na qual os personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história. Ela é utilizada como fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa alegórica, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga”.

Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente.

História em Quadrinhos: São tramas narrativas que combinam a imagem plana com o titulo escrito. Assim, apresentam características como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo se caracterizar por uma sequencia de ações. Apenas diferem-se pelo fato de que ao invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, A finalidade principal é visar o entretenimento, em algumas ocasiões como forma de alertar as pessoas para problemas polêmicos.

Lenda: São narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantasioso as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. Pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações com o passar dos anos.

Poesia: É capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem, ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado poético, assim assume muitas formas. Tradicionalmente aborda os temas mais cruciais de nossa vida, relacionamentos, amor, tristeza e êxtase com o sentido da vida. Conta grandes feitos reais e imaginários.

5º Relatório: Propostas das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com