TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PROCESSOS ADM - ETAPA 3 - PASSO 1

Exames: ATPS - PROCESSOS ADM - ETAPA 3 - PASSO 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3:

Passo 1

RESENHA

Liderança hoje é um dos assuntos mais discutidos pelas empresas, pois devido a ela que se obtêm o sucesso de um projeto, liderado por um líder cujas atitudes sejam condizentes com a realidade, ou o fracasso de um trabalho ocasionado por um membro da empresa que coordena o processo de forma errônea.

Segundo Chiavenato (2000, p.89) "liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação”;

Nascimento, (2008, p.70) afirma que:

“Os líderes devem cultivar as seguintes características e atributos: ouvir atentamente; despertar empatia; desenvolver atitudes positivas e otimistas; exceder promessas e compromissos; reconhecer dúvidas e vulnerabilidades pessoais; ser energético em alto nível; e ser sensível às necessidades, aos valores e ao potencial de outros."

O grande problema de lideranças má sucedidas, é devido a maneira de se conduzir e criar um meio desfavorável para obtenção de resultados positivos.

A liderança se classifica em três tipos:

Lideranças Autocráticas, cuja principais características é ser centralizador, atribuindo aos seus subordinados seus objetivos, não envolvendo os mesmos nas tomadas de decisões.

No vídeo “Estilo de Liderança” http://www.youtube.com/watch?v=Ds5HD74uzlQ&feature=kp, nos deparamos com a junção do Autocrático, com o Líder Coercitivo, onde identificamos a centralização do poder na tomada de decisões, através da coerção deixando notório a violência verbal exercida sobre seus subordinados, gerando um clima organizacional hostil, acarretando a diminuição do comprometimento organizacional e desmotivando a equipe.

A autocracia é mais encontradas em empresas familiares, com baixo desenvolvimento organizacional, tem cada vez menos espaço, porque fica apenas nas tomadas de decisões da chefia, excluindo possíveis propostas para melhorias de seus subordinados, que através de experiência e vivências em outras empresas possam compartilhar seus conhecimentos, é mais focalizada enfatizando o cumprimento de meta, padrões de qualidade designa tarefas a pessoas especifica, pouco dinâmica.

Lideranças Democráticas, tem como principal aspecto, a tomada de decisões através do consenso do grupo, fazendo seus subordinados sentirem parte do sistema, trazendo um ambiente favorável para a equipe, explorando mais o lado humano de cada componente do grupo.

A liderança Democrática, gera um clima organizacional mais favorável motivando seus subordinados, é um tipo de liderança mais aplicado e com maior chance de êxito, devido seus aspectos motivadores, clima propício para a manutenção dos aspectos motivacionais dos envolvidos

Hoje a mais utilizada, devido à grande possibilidade de êxito, utiliza-se de experiências e conhecimentos dos funcionários, para as tomadas de decisões recompensando o grupo através de elogios, é mais orientada focalizando o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas.

Lideranças Liberal, caracteriza-se pela falta de Tomada de Decisões, já que seus subordinados exercem esse papel devido a ampla liberdade.

Tipo de liderança pouco eficaz, devido a desmotivação ocasionado pela falta de desafios gerando um conformismo por parte dos subordinados, liderança essa identificada na Cafeteria Brasil, pouco envolvimento do proprietário em assuntos relacionados ao seus estabelecimento, funcionários sem expectativas e motivação, devido ao clima liberal e pouco produtivo, funcionários sem desafios para explorarem suas capacidades profissionais, falta autoridade por parte do proprietário para as tomadas de decisões, pouco envolvimento do empresário para o entendimento do processo para busca de soluções imediatas para evitar possível concordata.

Para a Cafeteria a liderança Democrática é o mais indicado, devido suas características, líder democrático toma suas decisões com o consenso do grupo incentivando a participação de todos na tomada de decisões. Delega autoridade para que seus liderados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com