TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Trabalho Universitário: ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 12

APRESENTAÇÃO

Este trabalho terá em seu contexto um estudo da relação e dos modos em que a Psicologia da Aprendizagem se relaciona com a Pedagogia. Um breve texto mostrando que a Psicologia e a Pedagogia, são peças importantes no desenvolvimento da criança no seu período inicial, e por isto uma está sempre relacionada à outra. Mostraremos também como podemos estimular a criança e dar a ela mais interesse com as atividades empregadas em sala de aula pelo professor, apontando ao próprio professor como lidar e resolver problemas com aquela criança que não consegue aprender os conteúdos dados.

Relacionaremos com grandes estudiosos da educação – Ausubel, Piaget e Vygotsky – as teorias que por eles desenvolvidas com o dia-a-dia em sala de aula, cada teoria nos trará grande conhecimento e aprimoramento no que se diz respeito à Educação infantil. Com os jogos interativos e educacionais poderemos concluir que a aprendizagem se fará com mais interesse, com mais prazer para uma criança, pois bem sabemos que a criança tem o direito de brincar e por que não fazer da brincadeira um modo de aprendizado.

Esperamos que com estes assuntos possamos mostrar que a Educação não é só um direito e dever de todos e sim é um importantíssimo caminho que todos devemos trilhar Para um futuro promissor.

1- A Psicologia e a Pedagogia Caminham Juntas.

Entende-se que toda a importância, que todo o enfoque dado à aprendizagem significativa não seria para tanto em vista que na história do pensamento educacional, já partiu desta mesma teoria; talvez de forma diferente, mas com a mesma tese, ou seja, partindo dos próprios conhecimentos do aluno e dos seus próprios meios de aprendizagem. Sendo assim a tão discutida hoje aprendizagem significativa antecedente; ou seja, a aprendizagem partia das necessidades de cada indivíduo, encontrando a sua identidade particular. Partindo disso orienta-se erradicar a aprendizagem extrínseca, ou seja, o próprio aluno saber o que e como podem aprender através de suas próprias necessidades;

Partindo de toda forma e maneiras de dar-se aprendizagem, ou aprendiz é o foco do assunto sendo assim devemos dar suma importância ao mesmo para que isso ocorra da melhor forma possível, partindo ou não de intervenções intrínsecas ou extrínsecas, sendo ou não através de uma aprendizagem significativa. O que não devemos nunca descartar é a necessidade pessoal que cada aprendiz apresenta.

A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e praticam definidos como âmbitos educativos.

2 – Tabela: Aspectos Significativos de Cada Teoria da Aprendizagem.

Teoria verbal significativa (Ausubel) Estrutura cognitiva – aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos), significados, interações e conhecimentos. Muda o foco do ensino-estimulo para o modelo de aprendizagem significativa. Interação do novo conhecimento com o que já existe, conhecimento que o aluno já possui, ou seja, aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz o processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria Genética da aprendizagem (Piaget) Durante a vida serão vários os modelos de organização dos significados, conhecimento gerado através de uma interação do sujeito como meio. O desenvolvimento passa por estágios de desenvolvimentos. | Para que ocorra a construção do novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa a se reorganizar. Estágio do desenvolvimento: Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), pré-operatório (de 2 a 6 anos), operatório concreto (de 7 a 11 anos) e operatório formal (de 12 a 16 anos).

Teoria sócia cultural (Vygotsky) As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm a sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor/aluno (Zona de Desenvolvimento Proximal) A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influencias externa, sempre visando à autonomia do aluno. A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia que pode fazer sozinha.

2.1-Significações e Empregabilidade das Teorias Estudadas.

Vimos que a teoria verbal significativa apresenta algumas vantagens para o desenvolvimento do aluno, o conhecimento é mais duradouro já que depende da assimilação da aprendizagem por parte do aluno. Além disso, podemos dizer que esta teoria é pessoal uma vez que depende dos recursos cognitivos de cada um. Para aplicar estas teorias alguns pré-requisitos são necessários, com que o material usado tem lógica e que o aluno esteja receptivo, este material tem que estar organizado de uma maneira que a construção aconteça, fazendo assim a ligação do antigo conhecimento com o conhecimento que ele já possui.

Já para a teoria genética da aprendizagem vimos que a construção do conhecimento se dá no decorrer do desenvolvimento mental do individuo. Ele passa por um processo de assimilar, de como pode ser usado tal objeto à medida que ele vai conhecendo o processo de transformação deste objeto, ocorre ai outro estágio do conhecimento, a acomodação.

O aluno encontrará obstáculos com a mudança para o novo, precisando reestruturar seus pensamentos a respeito do que já conhecia, até conseguir estabelecer uma relação mais funcional da estrutura cognitiva da realidade, percebemos então o desequilíbrio que por Piaget, chama de Equilibração. Acreditamos que todos estes princípios trabalhados de forma interacional fazem com que os ensinamentos e aprendizagem tornem cada vez mais funcionais.

Por ultimo a teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, destaca o valor da cultura e o contexto social que acompanham o crescimento da criança e ajudando no processo de aprendizagem. Vygotsky tinha ideia que a criança tenha necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com