TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia Da Aprendizagem

Dissertações: Atps Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Polo de Piracicaba – SP

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Psicologia da Aprendizagem

FRANCISCO CARLOS MORETTI – RA 3867640950

MARIA ANGÉLICA MARCONI – RA 4311799539

RICARDO BARBOSA MENA – RA 4997019881

RELATÓRIO FINAL DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PROFESSORA MARIA HELENROSE APARECIDA SILVA PEDROSO COELHO

PIRACICABA – SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Polo de Piracicaba – SP

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Psicologia da Aprendizagem

FRANCISCO CARLOS MORETTI – RA 3867640950

MARIA ANGÉLICA MARCONI – RA 4311799539

RICARDO BARBOSA MENA – RA 4997019881

RELATÓRIO FINAL DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Psicologia da Aprendizagem sob a orientação da Profa. Conteudista Maria Helenrose Aparecida Silva Pedroso Coelho.

PIRACICABA – SP

2013

Etapa 1 – Contribuições da psicologia pra a educação.

A psicologia tem como objeto de estudo a individualidade, ou seja a constituição interna e externa do sujeito, vindo a caracterizar sua subjetividade, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano,o que o sustenta, o que o finaliza,e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

Se pensarmos que a aprendizagem é um fenômeno psicológico, por que é individual, tomamos consciência que cada indivíduo tem seu potencial de aprendizagem. Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação(encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento(conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento(processo de ensino-aprendizagem).

A importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Assim a psicologia também, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

Deve-se lembrar sempre que as contribuições da psicologia para a educação precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação. A Psicologia no âmbito escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional.

A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com