TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia Da Aprendizagem

Dissertações: Atps Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece.

Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e experiências que vive. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social.

A importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. Objetos e conceitos existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos ao indivíduo. Para se apropriar desses objetos e conceitos é preciso que a criança identifique as características, propriedades e finalidades dos mesmos.

As pessoas, em especial as crianças, aprendem através das ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem. A Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. O papel do professor nesse processo é fundamental.

No entanto a contribuição da Psicologia para a Educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como: na Educação Infantil; no Ensino Básico Fundamental, no Ensino Médio; na EJA; na Educação Especial; na Educação Inclusiva.

Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases.

As contribuições da Psicologia se mostram ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita.

É através das relações, enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente, que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.

A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.

Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultantes desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

TEORIAS PSICOLOGIA-ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

AUSUBEL • Estrutura cognitiva.

• Aprendizagem com significado, novos

conhecimentos (conceitos, ideias, modelos).

• Significado, interação e conhecimento.

• Muda o foco do ensino modelo-estímulo para modelo aprendizagem significativa. • Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

• O processo é dinâmico e vai sendo construído.

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM

PIAGET • Durante a vida serão vários os modos de

organização dos

significados.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento. •Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização, para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.

• Estágios do desenvolvimento: sensório motor (do nascimento aos 02 anos), pré-operatório (02 a 06 anos), operatório concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).

TEORIA SOCIO CULTURAL

VYGOTSKY • Desenvolvida por Vygotsky.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com