TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIA DE GESTAO

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.162 Palavras (25 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – Tecnologias e Ferramentas de Gestão

Prof. Me. Renato Torres

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a Distância: Adriana Conceição Souza de Oliveira

Ane Priscilla Pinho Araújo – RA 793063713

Dália Santa Cruz Marques Ferreira – RA 7705669528

Jennifer Bianca Amorim Pereira – RA 7581616826

Maria Vilma de Araújo Silva – RA 7706673644

Rosali Aparecida Silva Figueiredo – RA 7981708015

Belo Horizonte / MG

2013

Introdução

A proposta deste desafio é mostrar que, utilizando as ferramentas e a tecnologia de gestão corretamente aplicada, um gestor organizacional contemporâneo pode desempenhar mudanças organizacionais significativas que acarretarão em satisfatórias inovações que podem mudar o rumo de uma organização, adequando-a conforme as exigências do mercado moderno. Com estas propostas o gestor terá auxilio de novas tecnologias disponibilizadas a partir de ferramentas inovadoras que, utilizadas conforme a necessidade e a cultura de cada organização e seus desafios apresentarão melhorias na qualidade da administração para se auto-sustentarem.

Estas técnicas iniciam-se desde os desafios de um gestor contemporâneo na escolha acertada da tecnologia da gestão, passando pelas ferramentas de gestão e a busca de melhorias do desempenho organizacional, as tecnologias de informações e por fim as questões ambientais e sociais e a responsabilidade das empresas com a natureza e com a valorização do ser humano e a ética profissional.

Para que haja um melhor entendimento, são utilizadas informações reais de uma organização que atualmente se situa no mercado e que identifica a necessidade de haver a utilização de uma gestão moderna, que valoriza o seu colaborador e que se dispõe a reaver sua administração para adequá-las conforme o mercado moderno exige.

Mudanças Organizacionais e o Papel dos Gestores

Empresa: TGS Serviços Ltda.

A TGS é uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de terraplenagem e construção civil. Está localizada na capital mineira, e seu escritório administrativo situa-se no endereço da Rua Cira de Souza 165, Bairro São Paulo. Possui também um amplo galpão onde os equipamentos são acondicionados de forma adequada, e devido à localização na BR 381, o transporte dos equipamentos e maquinários é efetuado com agilidade, o que favorece o cumprimento dos prazos.

Atualmente a empresa é composta de quatro funcionários no escritório administrativo, e na média de trinta funcionários que operam as máquinas. A TGS tem como objetivo futuro, a expansão e a prestação de serviço com qualidade para que possa atender um número maior de clientes em todo o território nacional com competência e segurança. Também visa uma administração com foco na sustentabilidade e conscientização ambiental e melhor treinamento do pessoal com foco na valorização das pessoas, desenvolvendo o bom relacionamento interpessoal, fazendo o processo com ética e honestidade.

A TGS foi à empresa escolhida, pois há um contato mais direto que nos permite ter mais acessibilidade às informações necessárias para conclusão do projeto. Nosso contato direto com a TGS é um de seus funcionários vinculado a administração, Sr. Paulo Armando, responsável pelo setor de administração geral.  Ele se disponibilizou a fornecer informações que contribuam com o projeto acadêmico, pois acredita que desta forma estará exercendo uma contribuição para a formação de futuros gestores. Assim foi possível com esse auxilio desenvolver processos que amplie o conhecimento da gestão nos dias de hoje.

“Sempre gosto de contribuir de alguma maneira às propostas acadêmicas que também nos auxiliam a ter uma melhor visão da administração moderna e auxiliar nas propostas que estão atualmente no mercado” (Paulo Armando, Administração Geral).

Conceitos e Papeis do Gestor Organizacional.

O papel do Gestor na atualidade pelo fato de estar no comando de uma organização deve exercer um planejamento com liderança e controle, definindo o futuro da empresa ou projeto, as pessoas que participarão e o caminho para alcançar os objetivos.

O gestor precisa conhecer tudo sobre o que vai administrar para desempenhar seu projeto com sucesso e preparando-se para eventualidades durante sua execução, que tenha percepção dos problemas que possam vir de diferentes ângulos. Esse papel deve ser desenvolvido de uma forma que reflita nos interesses da empresa a leve com sucesso ao seu objetivo. Mas não basta apenas planejar, é necessário, devido à grande concorrência no mercado em todas as áreas, ter planejamento e estratégia.

É necessário ter criatividade, visão para aproveitar as situações cotidianas e modelá-las conforme seu propósito com experiência, conhecimento e competência. O bom gestor deve estar atento aos acontecimentos para dar aos colaboradores sentido no serviço em que estão executando. É necessário ao gestor diplomacia, para exercer as mudanças com condições mínimas para que a empresa possa permanecer no mercado. A estratégia deve ser definida em longo prazo, atentando-se aos altos e baixos do mercado, e o monitoramento delas é que permitirá ajustes quando necessário. É de responsabilidade do gestor compartilhas as mudanças e os conhecimentos na organização que atua e desenvolver esta comunicação em todos os setores. Deve ser participativo, e selecionar com clareza os colaboradores que executarão as tarefas de acordo com suas especialidades. É necessário o conhecimento claramente definido com normas e regras esclarecidas para que aplicadas, todos saibam para onde estão indo e o que cada um deve esperar dos outros e o que esperar da própria empresa.

Também é de responsabilidade do gestor, identificar quando será necessária a utilização de uma consultoria especializada, seja terceirizada ou interna, conforme o objetivo já antes identificado, e isso não significa que houve falha na administração do gestor, apenas que, naquele momento, deve-se ser especializada a forma no qual as mudanças serão inclusas dentro da organização, e esta consultoria tem que dominar o assunto que se propôs com responsabilidade e ética conforme as normas.

Enfim, estar preparada para lidar com as pessoas e seus comportamentos, gerenciar os valores, os recursos seja eles humanos ou financeiros materiais ou naturais. Atentar-se sobre qual é o objetivo da empresa e qual é o interesse futuro da organização, mesmo que suas ações estejam concentradas no mercado nacional, é um dos mais importantes pontos do gestor moderno para se lançar frente ao mercado, já que a administração rotineira, não faz mais parte da administração moderna. O comprometimento com as mudanças e o que elas irão trazer alinhá-las ao objetivo, o estado atual do grupo e onde ele quer chegar, estar por dentro dos avanços tecnológicos, adaptarem-se a elas e inovar nas novas demandas modernas da sociedade são qualidades essenciais a um gestor. Saber estimular seus colaboradores de forma que desenvolvam sua melhor capacidade para serem mais produtivos. Administrar é muito mais que criar regras e impô-las, é criar metodologias inovadoras adaptáveis ao que o futuro pede exercendo sua função com clareza e seriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com