TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPs Gestão De Qualidade

Trabalho Universitário: ATPs Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.599 Palavras (19 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 19

Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Gestão de Qualidade

Curso: Administração – 8ª série

Profª Ma. Mônica Satolani

Piracicaba S.P - maio / 2014

Aline Regina Rissi Bazanelli – RA: 2321376637

Cleide de Sousa Santos – RA: 2331006939

Eloisa Ferreira de Oliveira - RA: 2322410798

Igor Michel Florentino da Silva – RA: 2348456257

Vanessa Mescolotti Garcia - RA: 2315340902

Vanessa Renyelle de Almeida Nascimento – RA 2371471798

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir, exploraremos a importância da Gestão de qualidade e os benefícios por ela trazidos nas empresas.

Também abordaremos os principais tópicos assim como execução e importância da mesma para as empresas.

Quando nos propomos a realizar qualquer trabalho, tudo fica mais fácil se tivermos uma boa gestão de qualidade que aumenta a satisfação dos clientes e automaticamente, diminui o retrabalho amenizando e muito a perda de tempo e também, de matéria prima.

Nos dias de hoje, e com o mercado competitivo, esses detalhes fazem a diferença.

A empresa Pirelli fabricantes de pneus, foi muito feliz em um de seus slogan de publicidade em um de seus produtos (pneu P6000), que dizia o seguinte:

Potência não é nada sem controle. E ao nosso ver, Produção sem Gestão de qualidade, também é algo sem controle.

Etapa 1

Passo 1

1.1- O que é qualidade?

A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas.

O conceito de qualidade apresentado pelas principais autoridades da área são as seguintes:

(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.

(FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."

(CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.

(DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidade futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.

(ISHIKAWA, 1993;43) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."

1.2- Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A concepção de qualidade modificou-se ao longo do tempo acarretando mudanças relevantes em sua forma de gestão. Essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência.

A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade.

O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total. Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

2- O que é Gestão de Qualidade e como foi sua evolução?

Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.

Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas:

1. Era da inspeção

• Produtos são verificados um a um.

• Cliente participa da inspeção.

• Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

2. Era do controle estatístico:

• Produtos são verificados por amostragem.

• Departamento especializado faz controle da qualidade.

• Ênfase na localização de defeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com