TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Exames: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Janisson da Silva Santos

Avaliação do Desempenho – Métodos de avaliação do Desempenho

Aracaju

2014/1

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Janisson da Silva Santos

Avaliação do Desempenho – Métodos de avaliação do Desempenho

Pesquisa desenvolvida com objetivo de explanar os métodos de avaliação de desempenho e sua eficácia.Prof.ª Helena Braz

ARACAJU

2014/1

Conteúdo

INTRODUÇÃO 4

1.Método Escala Gráfica 5

2.Método Escolha Forçada 6

3.Método Avaliação de Campo 6

4.Método de incidentes Críticos 6

5.Método Comprovação de Pares 6

6.Método Auto-avaliação 7

6.Método Relatório de Performance 7

7.Método Avaliação dos Resultados 7

8.Método Avaliação de Objetivos 7

9.Padrões de Desempenho 7

10.Métodos de Frases Descritas 7

11.Métodos de um Novo Conceito 8

11.1 Avaliação 360 graus 8

11.2 Avaliação de competências 8

11.3 Avaliações de competências e resultados 8

11.4 Avaliação de potencial 8

11.5 Balanced Scorecard 8

CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS 10

INTRODUÇÃO

“O novo momento das organizações fez com que surgissem novos métodos de avaliação de desempenho, com uma abordagem completamente inovadora, como: auto-avaliação e auto-direção das pessoas, maiores participações dos colaboradores em seu planejamento de desenvolvimento dentro das organizações e também foco no futuro e na melhoria do desempenho”.(Eduardo Diener Gentil)

No contexto geral de avaliação de desempenho,o foco maior é o rendimento do funcionário,visando o objetivo da organização.Na realidade é uma espada de dois gumes,onde os resultados são benéficos para ambos,a empresa e o colaborador.

Sendo o fator de avaliação o tema que será abordado neste exposto,apresentar-se-á uma lista do métodos avaliativos e suas respectivas características.

1.Método Escala Gráfica

A avaliação de desempenho é muito importante para as organizações,pois, segundo Baptista (2009),”é uma ação de controle que permite aos gestores verificar se o resultado do trabalho realizado está em consonância com aquilo que foi planejado”.

Método de escala gráfica é uma ferramenta de avaliação de desempenho baseada em um formulário com linhas horizontais e verticais, cujas linhas horizontais apresentam os fatores avaliados e as linhas verticais o grau dessa avaliação.

Abaixo segue ilustração:

Figura 1: Escala gráfica de avaliação de desempenho

Fonte: (MARRAS,2012)

2.Método Escolha Forçada

O método de escolha forçada foi,de acordo com Abre (2005),estabelecida durante a 2ª Guerra Mundial com o propósito de aperfeiçoar a escolha dos oficiais que deverria ser promovido.

Nas organizações,o pressuposto desse método baseia-se na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas relativas a determinado tipo de desempenho de tarefas que lhe foram atribuídas.

3.Método Avaliação de Campo

Este método se divide em quatro etapas básicas feitas pelo superior imediato, onde se avalia o desempenho dos subordinados por meio de análises de fatos e situações. Este método permite o desenvolvimento do funcionário no cargo e na organização.

4.Método de incidentes Críticos

Avalia atitudes e desempenhos positivos.A estes,realça e estimula.E os negativos,que serão corrigidos através de orientação constante.è sumamente importante para sucesso desse método,a informação constante dos fatos para que esses não passem despercebidos.

5.Método Comprovação de Pares

É a avaliação feita comparando o desempenho de dois colaboradores ou dum colaborador em relação à sua equipe. No entanto o retorno não é tão preciso por conta da influência comportamental tanto dos avaliados e avaliadores o fator grupo (quantitativo) influencia demasiadamente, quanto maior o grupo se torna mais difícil a avaliação dele.

6.Método Auto-avaliação

É o processo no qual o próprio avaliado faz um exame critico sobre si.Embora seja uma pratica organizacional coerente,faz-se preciso um acompanhamento para autenticar a veracidade das informações das informações.

6.Método Relatório de Performance

Neste Modelo de avaliação pontos fracos e fortes do avaliado são descrito de maneira mais livre.Por este processo os pontos fracos podem ser melhorados e os fortes mais observados e valorizados.A dificuldade de combinar ou comparar as classificações atribuídas é uma disvantagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com