TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem comportamental ao gerenciamento

Projeto de pesquisa: Abordagem comportamental ao gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera Uniderp

Teoria Geral da Administração

Enfoque comportamental na administração. Motivação e liderança. Evolução do Processo Administrativo. Modelo de negócios e estratégia.

Professor:

Campo Grande/MS, Agosto de 2013.

Introdução

Esta Etapa da ATPS será um relatório final, contendo todos os problemas e as soluções levantadas até então, como um plano de propostas para a melhora na padaria “Q Pão”, que envolve também a inserção de um papel ético na sociedade, se preocupando também com o meio ambiente. Vamos abordar também o enfoque comportamental na administração e seus benefícios, tema o qual ainda não tinha sido abordado e é de extrema importância para que a empresa possua além do clima agradável proporcionado pelo bom entendimento dos funcionários um bom desempenho frente ao mercado, já que funcionários satisfeitos geram resultados para satisfação.

Histórico

Ao longo do semestre analisamos o caso da Padaria “Q Pão”, que é o empreendimento do Sr. Bread. A padaria é uma empresa familiar, que permanece a família há muitos anos e tem uma história de sucesso, que infelizmente vem se desmontando na gestão do Sr. Bread. Atualmente, a empresa vem enfrentando vários problemas, gerenciais e organizacionais, que estão levando a padaria “Q Pão” para o caminho da falência.

Entretanto, o maior prejudicado nessa história é o Sr. Bread, que não quer abrir mão do negócio da família, mas não sabe como fazer para melhorar a situação. Vamos ver a seguir um relato dos problemas identificados e suas causas.

Problemas identificados

Ao longo de vários meses conseguimos notar vários problemas que desencadearam a situação tão complicada em que a empresa se encontra. No empreendimento do Sr. Bread, o problema estava dos dois lados: faltava gerencia motivada e funcionários motivados. De longe era possível notar um comportamento inadequado dos funcionários, onde quem sofria com tudo isso era o cliente, que sofria com o descaso no atendimento e com os produtos de má qualidade. Os funcionários da padaria não tinham interesse em desempenhar suas tarefas nem em obter resultados positivos para a empresa, eram aqueles típicos funcionários que só estão em busca do salário e ponto.

O que se via ali não era uma equipe de trabalho, mas sim um grupo, um amontoado de pessoas que tinha interesses totalmente individuais, desunidos e desinteressados com a causa da padaria “Q Pão” e do Sr. Bread, que não era respeitado com gerente do local, pois os funcionários não restavam conta de seus serviços e nem quanto à escala de trabalho. Como eram desunidos, e não havia um controle do Sr. Bread, a catástrofe estava prevista.

A hierarquia em uma empresa foi pensada não para fazer distinção das pessoas, definindo quem é mais ou quem é menos importante, mas sim para proporcionar o mínimo de organização possível, pois, se cada um agir por si mesmo, sem um controle ou uma supervisão, todos entrarão em conflito e o propósito da empresa será deixado de lado, ficando perdido no meio de tanta desordem.

A desorganização parte por meio do Sr. Bread, que não consegue administrar de forma eficaz a empresa, não tendo controle dos lucros, sem nem saber o que é dinheiro próprio e o que é da empresa. A maioria das empresas fale no primeiro ano de vida por problemas como estes, pois sem uma boa estrutura ela acabar por ruir, virar poeira e deixar pra trás um monte de dividas a ser quitadas devido à má administração.

Falta para o Sr. Bread uma das características principais de um administrador, que é a arte de planejar. Estabelecer metas e cumpri-las, pensar adiante, olhar o futuro... São coisas indispensáveis para um empreendedor de sucesso. Abrir um negócio e deixa-lo ao acaso é desperdiçar tempo e investimento.

A questão está em uma contribuição mutua entre gerencia e funcionários, para que de fato, haja uma melhora. Entretanto, é necessária que o Sr. Bread não seja apenas uma pessoa a mais nessa luta e sim que lidere sua equipe rumo ao sucesso profissional, motivando seus funcionários a sempre superar seus objetivos.

No plano de negócios, trataremos sobre esses problemas de forma mais minuciosa, exemplificando não só ele como cada uma de suas possíveis soluções, visando, por fim, resolver o desafio proposto nesta atividade: ajudar a padaria “Q Pão” a se reerguer.

Reestruturação Organizacional

A Empresa ao longo do tempo perdeu o companheirismo estre os funcionários que deixaram de ser uma equipe e passaram a ser apenas pessoas que dividem o mesmo espaço, sem se preocupar com os objetivos coletivos da instituição, visando apenas o lucro pessoal. Para mudar a situação é necessáriaa participação dos funcionários, para isso, sugerimos uma visão sistêmica, onde se é possível olhar o todo, a instituição, a equipe.

Não é fácil implantar isso do dia pra noite, principalmente em uma empresa que vem enfrentado tantos problemas devido ao individualismo de cada um. São necessárias medidas que contornem a situação e torne o ambiente empresarial agradável o suficiente para que o funcionário goste do lugar, de estar lá, e queira melhorar.

De um determinado ponto de vista, pode-se ver o comportamento descompromissado dos funcionários como um reflexo da empresa, que não enxerga seus funcionários como pessoas dependentes de um apoio, necessitadas de uma atenção, um suporte. Não basta apenas identificar que os funcionários são desmotivados, a visão sistêmica sugere que se analise o problema pela raiz, para assim poder aplicar a melhor solução, que acabe com o problema de forma rápida e eficiente.

Esse principio deve ser usado tanto com os funcionários quanto com a chefia, pois é preciso um trabalho conjunto para modificar o quadro. Na visão sistêmica, cada um vai olhar para o todo da empresa, deixando de lado o individualismo que tanto tempo prejudicado a empresa.

Analisando de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com