TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO CLÍNICA COMPORTAMENTAL INFANTIL

Avaliação comportamental tem como objetivo principal identificar variáveis de comportamentos problemáticos. (LETTNER, 1998 apud OLIVEIRA; NORONHA; DANTAS; SANTAREM, 2005, p. 128).

Comportamento pode ser definido como qualquer ação do sujeito que pode ser observada por outra pessoa (CUNHA, 1998 apud OLIVEIRA et. al. 2005, p. 129).

Intervenção clínica comportamental é o processo que antecede o diagnóstico, que vem em busca de alterações comportamentais e que visam melhorias do bem estar do cliente, sejam elas no âmbito escolar, na própria clínica terapêutica, no lar ou na comunidade (SILVARES, 2012).

Uma das formas de experimento de intervenção clínica comportamental é por meio da Análise Experimental do Comportamento, do Behaviorismo radical de Skinner, que diz que o comportamento é definido como a interação entre o organismo e o ambiente (BAUM, 1999; CHIESA, 1994; DOUGHER & HAYES, 2000; SKINNER, 1981; TODOROV, 1981 apud MARÇAL, 2005, p. 235).

Diagnóstico ou avaliação comportamental são atividades a fim de definir melhores estratégias para que se possa alcança o bem estar do paciente, podendo ser atividades técnicas observacionais, ações motoras, cognitivas ou comportamentais (HAYES, 1987 apud SILVARES, 2012, p. 15).

A avaliação é feita durante todo o processo de intervenção clínica, podendo estender-se até mesmo depois do seu fim, se for o caso do terapeuta desejar saber sobre os efeitos após o fim do tratamento (SILVARES, 2012).

Segundo Barrios (1988), a avaliação diagnóstica comportamental tem alguns objetivos para auxiliar os terapeutas, primeiro é identificar os comportamentos problemáticos e as condições que fazem com que esses comportamentos continuem, o segundo objetivo é definir estratégias para o tratamento, e o terceiro e ultimo objetivo é verificar a eficácia do tratamento ou se preciso for a revisão do mesmo, quando for constatado que tal tratamento não está mais sendo eficaz.

Análise funcional é responsável pelo levantamento correto de dados necessários para o andamento adequado do processo terapêutico, e é com base nesses dados que é definido uma intervenção clínica. Para uma intervenção eficaz é necessário uma boa análise funcional (DELITTI, 2001 apud FONSECA; PACHECO, 2010, p. 2; SILVARES 2012).

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Desenvolvimento psicológico pode ser relacionado às interações comportamentais que o individuo sofre sobre o ambiente, essas interações são infinitas e contínuas, podendo ser de via dupla – o ambiente sofre modificações em contato com o indivíduo e o indivíduo também tem modificações de comportamento quando entra em interação com o ambiente. Desenvolvimento normativo é dado como uma característica, podendo ser relacionado à idade referente às transformações que o indivíduo passa durante toda a sua vida (BIJOU; BAER, 1980).

A psicologia do desenvolvimento foca seus estudos nas modificações de interações comportamentais do indivíduo com o ambiente. Podemos distinguir três termos fundamentais quando se trata de estudo do desenvolvimento: Estímulos ambientais – são aqueles estímulos que podem ser observados; Comportamento – um organismo em total funcionamento e suas ações que podem ser observáveis; Interações entre estimulo e comportamento – o indivíduo sofre modificações continuas quando entra em contato com o ambiente (BIJOU; BAER, 1980).

Até certo estágio do desenvolvimento humano as crianças possuem capacidade de deferir vários tipos de respostas em contato com o ambiente. Para a abordagem comportamental os processos de desenvolvimento não são determinados como estruturais mentais, mas sim como características especiais e observáveis durante o período de desenvolvimento (BIJOU; BAER, 1980).

Existem duas classes distintas de respostas do comportamento, elas são chamadas de condicionamentos respondentes e condicionamentos operantes. Os condicionamentos respondentes são aqueles influenciados por estímulos que vem antes do comportamento, aquele comportamento que não é voluntário, obtido através de reflexos. Já os condicionamentos operantes são influenciados por estímulos que aparecem após o comportamento, são comportamentos voluntários (MIZUKAMI, 1986; SKINNER, 1938 apud BIJOU; BAER, 1980, pg 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com