TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pinoquio As Avessas Abordagem Comportamental, Tradicional

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Pinoquio As Avessas Abordagem Comportamental, Tradicional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  5.604 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho trata se das abordagens de psicologia que foram estudadas, como: tradicional, humanista e comportamental. Para a realização deste trabalho foi usado o livro “ Pinóquio as Avessas ” de Rubem Alves e Mauricio de Souza, que relata a historia critica de como é o procedimento de quando se inicia a vida escolar. E claro assim nos ajuda a entender como e onde se encontra as abordagens que já foram estudadas dentro da sala de aula.

Abordagens

Tradicional

O ensino tradicional pelo que foi estudado é, um método que acredita que o aluno só está pronto quando se torna adulto, que quando acreditam já ter aprendido tudo o que lhe foi ensinado. O ensino tradicional, segundo Snyders é o ensino verdadeiro. Tem a pretensão de conduzir o aluno até o contato com as grandes realizações da humanidade: obras – primas da literatura e da arte, raciocínios e demonstrações plenamente elaborados, aquisições cientifica atingidas pelos métodos mais seguros. Dá – se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam – se o especialista, os modelos e o professor, ciemento imprescindível na transmissão de conteúdos.

No livro “Pinóquio as avessas” encontrou esse modelo quando ele relata que:

“ Mas de repente soou uma campainha. As crianças pararam de brincar. Os professores e as professoras as separaram em pequenos grupos e as organizaram em filas”

“ A escola não é para você aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Com a mesma velocidade”

podemos perceber que essa abordagem tradicional é aonde o professor impõem sobre o aluno, pois, para o professor o aluno não tem conhecimento. Assim acreditam – se que o aluno não consegue internaliza o conhecimento. O aluno não questiona e não faz nenhuma reflexao. Nesta abordagem o aluno é considerado uma ”tabula rasa” que nela será impresso imagens e informações fornecidas pelo ambiente.

Comportamental

Esta abordagem considera que o meio faz o sujeito, ou seja, de acordo com o ambiente em que se vive definira os comportamentos do sujeito, nessa abordagem o meio é uma descoberta que é nova para o individuo que a faz. O homem é uma conseqüência das influencias existentes no meio ambiente. E o aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. Nessa abordagem acredita que o individuo pode ser condicionado a tal comportamento e, o homem é considerado o produto do meio, o meio pode ser manipulado. O comportamento, por sua vez, pode ser mudado modificado.

No livro Pinóquio as avessas, mostra bem de perto essa abordagem, pois, podemos ver que Felipe foi

condicionado a mudar sua maneira de pensar, pois de tanto ser repreendido por pensar só em pássaros foi ao psicólogo, que foi o que acabou condicionando Felipe, pois ele foi motivo de piada na escola, por ter ido ao psicólogo, então para não ter mais que passar por aquela situação mudou seu modo de pensar. O que Felipe aprendeu a vida toda foi a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com