TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Comportamental Do Livro Pinóquio às Avessas

Casos: Abordagem Comportamental Do Livro Pinóquio às Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  3.427 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM TRADICIONAL

PINÓQUIO ÀS AVESSAS

O livro "Pinóquio às avessas", de Rubem Alves, narra a história de Felipe, uma criança feliz e muito curiosa que questionava sobre os mais diversos assuntos e quando sua "sede de conhecimento" estava saciada, novas perguntas estavam prontas para serem feitas.

O interessante do livro é a "metamorfose" que o garoto sofre no decorrer da história. No conto original Gepeto fabrica um boneco de madeira que ganha vida e vai à escola para ser alguém de verdade, pois é lá que ocorre esta transformação. No livro de Rubem Alves, o processo é inverso: há no início da história uma criança "de verdade", cheia de curiosidade e ânsia de conhecimento, mas que aos poucos vai sendo "engessada" pelo processo educacional até a completa imobilidade obtida com o diploma universitário.

Podemos verificar na história a presença da abordagem tradicional - através da figura da escola e dos professores - na qual a escola ensina o que se deve e não o que se deseja aprender e o professor é o foco das aulas, pois ele é o detentor de todo o conhecimento e, portanto, o responsável pelo seu sucesso escolar (mas não pelo seu fracasso, afinal, ele transmitiu todo o conhecimento necessário e os alunos não armazenarem, sendo estes os únicos responsáveis pelo seu insucesso). A finalidade é a formação do aluno quanto à preparação para o mercado de trabalho e não quanto à sua formação humana, cidadã.

Podemos notar, também, que não é apenas através da escola que se dá esse processo tradicional de aprendizado, mas através dos próprios pais que acabam por ignorar o desejo do filho - ser "cuidador" de pássaros - para que ele seja alguém de futuro.

Apesar das discussões a respeito deste processo e da possibilidade de outras abordagens educacionais, creio estarmos condicionados a aceitar a tradicional como a mais adequada, pois, muitas vezes não nos preocupamos com a formação humana de nossos alunos - papel este a ser desempenhado pelos pais - e sim com seu futuro profissional, caso contrário não teríamos tantos cursos e escolas fazendo propaganda sobre a quantidade de primeiros colocados e aprovados em vestibulares concorridos.

O que podemos concluir é que a abordagem tradicional está arraigada em nossa própria visão de educação, em nossa cultura, pois foi assim que fomos educados e é assim que deve continuar a ser, pois desta forma "garantimos" o aprendizado do conteúdo exigido pelo vestibular - foco principal do processo educativo - assegurando sucesso e felicidade profissional para nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com