TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem comportamental do comportamento humano

Trabalho acadêmico: Abordagem comportamental do comportamento humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 12

Abordagem Behaviorista do Comportamento humano

I. Introdução

"O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo publicado em 1913, que apresentava o título "Psicologia: como os behavioristas a vêem". O termo inglês behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo - e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do comportamento.

Wtason, postulando o comportamento como objeto de estudo da Psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica. Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.

Apesar de colocar o "comportamento" como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido deste termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu "fazer" acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos "resposta" e "estímulo" para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito".

Os behavioristas partem da premissa básica de que o comportamento humano é aprendido e fazem da aprendizagem o centro de suas investigações científicas. Defendem a aprendizagem como fator preponderante na estruturação da personalidade. O behaviorismo não trabalha com o inconsciente. Ele descarta o inconsciente em suas pesquisas.

Aprendemos, em criança, a distinguir uma face da outra ou uma voz amiga de outra zangada. Aprendemos que algumas vezes se conseguem coisas com manha e, mais tarde, que não. Aprendemos que certos objetos cortam, queimam, picam ou machucam os dedos, se não forem manejados corretamente. Aprendemos a patinar, a dançar e a jogar bola. Aprendemos boas maneiras a mesa, jeitos de falar e formas de demonstrar emoções. Aprendemos a ter medo do som do motor do dentista. Aprendemos a contar a verdade e a ficar envergonhados quando contamos uma mentira. Aprendemos o valor do dinheiro, da força da idade, dos títulos, da hierarquia e das posições. E assim por diante.

Embora Watson seja o fundador, o mais importante representante da escola behaviorista é B.F.Skinner (1904-1990).

Skinner, para definir como se comporta um organismo, conceitua duas unidades básicas : estímulo e resposta.

Estímulo é definido como a modificação de um ou vários aspectos do meio/ambiente; resposta, como a modificação de uma ou várias partes do comportamento. Portanto, um estímulo não pode ser definido independentemente da resposta. Por exemplo : um foco de luz numa sala escura seria um estímulo para que os indivíduos acompanhassem a sua trajetória. A resposta seria a mudança de comportamento do organismo diante do estímulo, ou seja, a maneira como os indivíduos se movimentam para acompanhar a mudança de posição do foco de luz.

O esquema estímulo - resposta, simboliza o comportamento e é representado da seguinte maneira : E - R . Portanto, “E” significa estímulo ou conjunto de estímulos (situação/ambiente) e “R” significa reação ou resposta. Ampliando essas idéias, os behavioristas observaram que a consequência que se segue a um comportamento é indispensável para o controle, manipulação e manutenção do comportamento.

A teoria de Skinner é conhecida como a teoria do condicionamento operante e se desenvolve a partir da descoberta de dois estudiosos : Pavlov e Thorndike.

2. Contribuições de Ivan Pavlov

I.P.Pavlov, fisiologista russo, fez, em 1910, uma descoberta importantíssima para a Psicologia : o reflexo condicionado. Seus trabalhos tiveram todo o apoio do governo russo e foram realizados em laboratórios adequados. Consistiram na observação do reflexo salivar em cães. Pavlov abria, em cada um de seus animais, uma fístula próxima às glândulas salivares e nela colocava uma proveta graduada de modo a permitir a medida da quantidade de saliva produzida pelo cão.

Na ocasião em que recebia o alimento, a secreção salivar era abundante. Nisto consiste o reflexo salivar que é natural no cão.

Pavlov fez com que soasse uma campainha todas as vezes em que o animal recebesse alimento, isto é, ele emparelhou dois estímulos : som e alimento. Após algumas refeições precedidas do toque da campainha, Pavlov observou que seus cães segregavam saliva abundantemente só em ouvir o som da campainha, mesmo que não recebesse o alimento. Ele conseguiu que seus cães aprendessem o reflexo salivar ao ouvir o som da campainha e chamou esse reflexo aprendido ou adquirido de reflexo condicionado.

Pavlov repetiu seus experimentos apresentando a outros cães, juntamente com o alimento, não somente sons, mas também luzes, cheiros e outros estímulos, isto é, emparelhou ao alimento estímulos visuais, olfativos, etc. e os cães apresentam o reflexo salivar na ausência do alimento.

Os cuidadosos métodos experimentais de Pavlov capacitaram-no a descobrir muitos fatos interessantes: para se condicionar o reflexo,é necessário apresentar os dois estímulos ao mesmo tempo, simultaneamente, ou emparelhar dois estímulos; ou, então, o estímulo original

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com