TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens

Artigos Científicos: Abordagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 de 10

Assunto: O trabalho como parte integral das coletividades humanas

Enunciado: Entende-se que o trabalho é uma faculdade quase exclusivamente humana. Diante disso, para garantir a sobrevivência da sua espécie, o homem sempre investiu na transformação de objetos naturais em produtos sociais. Essa transformação constitui a prática social básica da humanidade, ou seja, a constituição do trabalho como parte integral das coletividades humanas. Assinale a alternativa correta.

A) O trabalho e o cerne da produção econômica. Assim sendo, a economia não depende da ação do homem.

B) Tal atividade se caracteriza por certa permanência no tempo ou pela eventualidade

C) O trabalho caracteriza-se por meio de outra natureza, ou seja, não interfere na transformação do homem enquanto sujeito

D) Todo trabalho pode gerar excedentes econômicos. Nesse caso os excedentes são partes do desperdício da força de trabalho.

E) As relações de trabalho e conflitos entre patrões e empregados dominam o cenário histórico desde início do século XX.

Questão 2 de 10

Assunto: As transformações da ação do homem

Enunciado: O trabalho é uma atividade exercida pelo homem, seja ela física ou mental é considerada trabalho. No entanto, os bens e serviços que resultam desse trabalho, podem ser vistos, como uma atividade manual ou intelectual, ambas almejam a obtenção de bens e serviços. Nesse sentido assinale a alternativa correta.

A) A organização dos indivíduos incorpora a vida econômica de uma nação ou grupo social, ou seja, aglutina desde a produção, e consumo de bens

B) A produção econômica é considerada como sendo uma das secundárias atividades de um povo

C) Todo trabalho classifica-se em trabalho qualificado

D) Todo Por tanto, o trabalho classifica-se em trabalho não qualificado

E) Não existe trabalho exclusivamente manual ou trabalho exclusivamente intelectual. Há de fato um predomínio para cada tipo de trabalho.

Questão 3 de 10

Assunto: A cultura empresarial e o reconhecimento dos trabalhadores

Enunciado: A idéia de cultura de empresa na Europa teve reconhecimento da classe trabalhadora. Logo, as conseqüências das funções ou das concentrações que aconteceram em boa parte das empresas, estão associadas à fase de crescimento econômico, anterior à crise. De modo que o choque das idéias e as dificuldades relacionais dele resultantes levaram a refletir em novos termos sobre o funcionamento da empresa. A imagem que os assalariados tinham de sua empresa como instituição forte, destinada a perdurar indefinidamente, se degradou pouco a pouco e desmoronou com a irrupção da crise econômica e as reestruturações industriais. Assinale a alternativa

A) Os diretores e executivos, da década de 1980 procuraram reativar a empresa, por meio de um discurso ufanista.

B) O empresariado objetivava obter dos trabalhadores comportamentos leais aos fazeres domésticos

C) A cultura de empresa, nesta perspectiva, deveria impor seu sistema de representações e de valores aos membros da organização

D) Os diretores e executivos, da década de 1980 procuraram reativar a empresa, por meio de um discurso feminista.

E) O uso do termo cultura no sentido antropológico passa a ser descriminado pela categoria empresarial.

Questão 4 de 10

Assunto: Os bens de consumo e o sistema global

Enunciado: As indagações feitas pela sociedade sobre seus direitos e deveres vão encontrar respostas no uso e consumo dos bens privados e legitimados pelos meios de comunicação de massa. Na esfera política os defensores do sistema global, aposta nos novos comportamentos, onde a televisão substitui o debate político, confrontando com as imagens que são colocadas segundo o caráter ideológico, prevalecendo a propaganda e o marketing. Assinale a alternativa certa.

A) A sociedade tradicional exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo a força física do consumidor.

B) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das estruturações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa do consumidor

C) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa das empresas.

D) A sociedade tradicional exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de compra e venda.

E) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa do consumidor

Questão 5 de 10

Assunto: As transformações sociais e urbanas

Enunciado: A transferência do campo para a cidade proporcionou novas atitudes comportamentais, sobretudo a partir da educação dos filhos e a possibilidade em adquirir produtos tecnológicos, desde compra de eletros-domésticos até um carro, mais moderno possível, para reafirmar-se através desses signos de prestígio e emoção. Assinale a alternativa correspondente.

A) As novas identidades foram construídas a partir dos objetos que possuam ou eventualmente venham a possuir.

B) A ideia de consumir produtos estrangeiros era uma opção a todas classes sociais.

C) Antes vivíamos a internacionalização das culturas, onde as mensagens e os bens não eram consumidos pela própria sociedade.

D) As novas identidades não foram construídas a partir dos objetos que possuam ou eventualmente venham a possuir.

E) A ideia de consumir produtos estrangeiros era uma opção exclusiva das classes populares.

Questão 6 de 10

Assunto: As instituições sociais

Enunciado: Desde pequeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com