TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

        Segundo o Ministério da Educação o termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Já fisioterapia que tem como principal objetivo reabilitar o paciente, recuperando suas funções anteriormente perdidas ou no caso de pacientes acometidos de doenças que não tem recuperação a busca por uma melhor qualidade de vida, mostra-se intimamente ligada com esse termo, afinal, locais que se destinam a atender pacientes/clientes com alguma deficiência, tem que apresentar uma estrutura preparada para recebê-los.

         Sendo assim, o grupo realizou uma visita a uma clinica de fisioterapia localizada na cidade de Rio Grande, para fazer um levantamento de como os estabelecimentos com fins fisioterapêuticos estão equipados no quesito acessibilidade.      

        Durante a visita técnica do grupo no dia 2 de abril de 2015 iniciada por volta das 14:30 tendo a duração de aproximadamente 45 minutos, na clinica de fisioterapia FisioClin localizada na rua Duque de Caxias número 351, foi realizado um questionário referente a acessibilidade do local. O grupo foi recebido pela fisioterapeuta Julia Cousin, formada pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande no ano de 2012, a mesma se mostrou extremamente receptiva e atenciosa demonstrando muito interesse em sanar as duvidas do grupo.

        A fisioterapeuta respondeu aos seguintes questionamentos: Ha quantos anos a clinica atua no mercado; o horário de funcionamento; qual a especialidade da clinica; quantos e quais os aparelhos estão disponíveis; como e o banheiro e se ha barras de apoio no local; quantos e qual a especialidade dos fisioterapeutas que trabalham no local, se algum funcionário sabe libras e se ha estacionamento ou rampas de acesso para cadeirantes.

        A clinica esta em funcionamento no mercado a 8 anos, prestando atendimentos das 8:00 as 13:00 e das 13:30 as 20:00, ela atende o publico em geral, desde pacientes neurológicos, pré e pós operatório e traumatologia a pacientes pediátricos embora estes últimos em menor quantidade, o perfil mais comum de pacientes são jovens de 20 a 40 anos com problemas de coluna e idosos acima de 60 anos com problemas neurológicos, o atendimento pode ser realizado via SUS ou convênio.

        O estabelecimento conta com a ajuda de aparelhos como ondas curtas, TENS, infravermelho e ultrassom, trabalham no local quatro fisioterapeutas e uma estagiaria, a fisioterapeuta entrevistada tem especialidade em traumatologia vinculada a quadril e possui também curso de pilates aéreo já o fisioterapeuta responsável Gustavo Duarte tem especialidade em RPG e quiropraxia.  

        No quesito acessibilidade a calcada da clinica possui um rampa de acesso para cadeirantes, porem, na porta essa rampa não existe. No banheiro ha barras de apoio mas o tamanho das portas não e adequado para um cadeirante, por exemplo. Nenhum dos funcionários tem curso em libras.

        Embora a clinica seja pequeno porte, deixa a desejar em alguns pontos como a porta sem rampa e as portas que não estão nas metragens corretas para o acesso de cadeirantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com