TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm 4 semestre

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.628 Palavras (23 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA TAUBATÉ

[pic 1]

Atps 1 e 2

Prof. Hamilton

Teoria Geral da Administração

Acadêmicos

Cristina Medeiros T. Torino                RA 7414607860

Giovanni C. Vieira                         RA 9977019606

Larissa Mendonça                         RA 9978023626

Rodrigo G. M. da Silva                  RA 7297612011

Tiago Ramalho Simão                    RA 7249609848

Taubaté

2013

Etapa 1

Passo 1 – Cristina

1)        Na antiguidade a definição de administração era tendência à subordinação, exemplo, a figura do “tomador de conta”. Com o advento da Revolução Industrial, significava organizar e controlar, com ênfase na produção. Com o surgimento de novas teorias, tornou-se o ato de se planejar, organizar, controlar e dirigir todos os setores da organização, para alcançar os objetivos com eficiência, até a abordagem global, com tudo que a organização representa.

2)        Escola de Administração Científica  – Surgiu com o desenvolvimento industrial e devido a Segunda Revolução Industrial com ênfase nas tarefas. Os principais nomes são Frederic W. Taylor, que iniciou a teoria e analisou o trabalho, estudando tempos e movimentos a fim de criar o “operário padrão” e Henry Ford que colocou em prática conceitos de Taylor;

Escola Clássica e Neoclássica – Surgiu com o gigantismo industrial e as duas guerras mundiais. Tem ênfase na estrutura organizacional, o principal nome é o de Henri Fayol, que substituiu a visão de Taylor por uma visão sintética, global e universal. A Teoria Neoclássica se inspira na visão clássica, porém tem maior abrangência, com testes e experimentos;

Escola das Relações Humanas – Os principais nomes são Kurt Lewin e John Dewey, que deram início à abordagem humanista na administração e Elton Mayo, que elaborou a Teoria das Relações Humanas, a segunda abordagem humanística. Opunha-se à Teoria Clássica, baseando-se em psicologia e sociologia. Surgiu com o gigantismo industrial e as duas guerras mundiais. Ênfase nas pessoas.

Abordagem Estruturalista – Uma síntese da Escola Clássica com a Escola de Relações Humanas. Fundamentados nas críticas à Escola de Relações Humanas. Max Weber fundou a Teoria da Burocracia, segundo a teoria, um homem assalariado pode se comportar de certo modo, que seja explicado de forma burocrática, sem ter déficit de desempenho influenciado por suas emoções. Outra abordagem foi a Teoria Estruturalista com ênfase nas pessoas, no ambiente e na estrutura, com foco na análise organizacional e interorganizacional.

Teoria Comportamental da Organização – Surgiu na época moderna, pós-guerra. Tentou sintetizar a teoria da organização formal considerando as relações humanas. Ênfase nas pessoas. Destaque para Herbert A. Simon autor do livro O comportamento administrativo, que abordava que as decisões eram mais importantes que as ações subseqüentes.

Teoria da Contingência – Surgiu na época moderna, pós-guerra. Aborda problemas do ambiente. Na teoria da Contingência as condições de ambiente são consideradas causadoras de transformações internas nas organizações. Mantinha ênfase na tecnologia, no ambiente e critica organizações mecanísticas e tradicionais.

3)        Até o momento da Revolução industrial, não havia indícios da existência de organizações, como fábricas e indústrias, os produtos em sua maioria eram artesanais e não tinham um critério produtivo. Com o advento da máquina a vapor, surge a Revolução Industrial e também o trabalhador especializado.

        Da mesma forma que as indústrias e organizações crescem, devido à demanda tecnológica, aos trabalhadores assalariados e aos novos modelos administrativos, as cidades também crescem, modificando o modelo da administração pública.

Os capitalistas, de início, emprestavam máquinas às famílias para produzir, pagando por peça produzida. Sem controle sobre a produção ele se tornava dependente do artesão e a solução foi reuni-los em galpões para exercer sobre eles pressão e controlar o desempenho. Com este objetivo, surgem os primeiros modelos administrativos e com o tempo os primeiros sindicatos, a fim de garantir direitos que os trabalhadores praticamente não tinham.

O empregado torna-se um acessório da máquina, um assalariado dependente do capitalista, o que intentou em conflitos entre explorados e exploradores. As críticas a estes processos são principalmente quanto à distribuição de renda entre as classes sociais. Criticou-se, por exemplo, o poder do capitalista sobre o empregado e o governo. Outra crítica se deu ao fato do trabalhador gerar mais receita do que o salário que lhe proporcionam.

As divergências de opiniões dão lugar à projeção de novas teorias, devido à evolução do pensamento e maiores abrangências as teorias foram se moldando até chegar ao que são hoje, porém ainda existem empresas que se baseiam nos modelos mais antigos, com visão menos humanística.

Passo 1 – Larissa

1)         A definição de administração se modificou ao longo do tempo, antes a administração era vista como a responsável por comandar as ações dos indivíduos sem a perda de tempo na produção, ao passar do tempo teve um conceito de tomadas de decisões e controle sobre as ações, hoje já é vista como um projeto de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

2)         As escolas de administração existentes foram:

Escola clássica, escola neoclássica,enfoque comportamental e enfoque sistêmico. .

3)        Antes do surgimento da revolução Industrial não existia ainda um contexto que evidenciasse com clareza a existência de fabricas e indústrias. Havia produção dos produtos por parte dos artesãos, até o presente momento não havia operários especializados.

Antes da revolução os problemas em evidencias eram: produtos produzidos por artesão traziam custos evidentes, não havendo apesar dos esforços, o estabelecimento de um critério produtivo igual, por não ter um patrão de produção e por ser confeccionados por pessoas diferentes. Havendo necessidade de operário especializado e com ele o desenvolvimento de um planejamento e controle mais efetivo dos seus processos produtivos. Surgindo também as fabricas e maquinas a vapor; acompanhando então o trabalho assalariado, crescimento das cidades, pessoas são afetadas em suas vidas sociais, governo é pressionado a sanar problemas na área da educação, moradia e saúde etc... Neste período a Inglaterra é considerada o berço da revolução industrial e o primeiro pais a efetuar a fabricação para fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (290.2 Kb)   docx (331.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com