TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estrategica

Artigo: Adm Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE IMPERATRIZ – FAMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FÁBIO CABRAL DOS SANTOS

FELIPE ARAÚJO DE MENEZES

MAURÍCIO DANIEL FRIED DA SILVA

NALMA PINTO PINHEIRO

SARA SUENIA PINTO PINHEIRO

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Planejamento Estratégico

Imperatriz

2013

FÁBIO CABRAL DOS SANTOS

FELIPE ARAÚJO DOS SANTOS

MAURÍCIO DANIEL FRIED DA SILVA

NALMA PINTO PINHEIRO

SARA SUÊNIA PINTO PINHEIRO

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Planejamento Estratégico

Atividade apresentada ao curso de Administração da Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz/FAMA, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Administração Estratégica. 6º Período Turma: B

Professora: Ângela Cristina de Franca Iaghi.

Imperatriz

2013

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo acerca das principais características e conceitos referentes ao planejamento estratégico nas organizações, principalmente de que forma o planejamento estratégico poder ajudar essas organizações em longo prazo. A elaboração de um plano estratégico tem como objetivo principal fornecer direcionamento comum a ser seguido por toda a organização, identificando responsabilidades, garantindo alinhamento e oferecendo meios para medição do sucesso da estratégia de modo focado, visando o alcance dos objetivos institucionais e a maximização dos resultados.

Diante das rápidas e constantes mudanças que ocorrem atualmente, a preocupação com o futuro tomou acentuada importância no mundo contemporâneo. No campo estratégico é consenso que o pensamento futuro é elemento fundamental para a manutenção das organizações e de seus negócios.

As organizações em geral, assim como as instituições públicas sempre planejaram olhando para o passado e para os resultados pretéritos.

Porter (1985) destaca que cenários constituem importante ferramenta para considerar o futuro no campo estratégico. Segundo o autor as técnicas de cenários permitem a criação de visões de futuro consistentes.

2. BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA PESQUISADA

Empresa: FACIMP - FACULDADE DE IMPERATRIZ

FACULDADE DE IMPERATRIZ, adiante designada apenas FACIMP, é uma instituição de ensino superior particular, integrante do Sistema Federal de Ensino, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de Imperatriz, Estado do Maranhão.

A FACIMP, com sede na Av. Prudente de Morais, s/nº - Bairro Residencial Kubitschek – Imperatriz - MARANHÃO, mantida pela ASSOCIAÇÃO REGIÃO TOCANTINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/C LTDA. – ARTEC, pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro em Imperatriz, Estado do Maranhão, situada na Av. Prudente de Morais, s/nº - Bairro Residencial Kubitschek, e com seu Contrato Social inscrito no Cartório de 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob o nº 5, fls. 9 a 12, Livro A-10, Registro de Pessoas Jurídicas.

A FACIMP, criada em 17 de maio de 2001, através da portaria do MEC nº 951, tem por finalidade contribuir para a construção de uma sociedade solidária e democrática, dentro dos princípios do Estado Democrático de Direito e da liberdade, promovendo a formação integral, humanista e técnico-profissional dos membros da comunidade acadêmica da Instituição, nos vários campos do conhecimento humano.

3. MISSÃO, VISÃO E VALORES.

3.1 MISSÃO:

É missão da FACIMP "Formar profissionais comprometidos com a excelência na sua área de atuação, com uma postura ética, contribuindo para sua inserção no contexto social como agente transformador."

3.2 VISÃO:

Ser uma instituição de referência nacional em educação superior, reconhecida pela prática social responsável, comprometida com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais com competência técnica e humanista.

3.3 VALORES:

• Foco no aluno: O aluno é nossa razão de ser. Trabalhamos para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

• Gente e Meritocracia: As pessoas são nosso maior capital. Estimulamos o alto desempenho e o trabalho em equipe; Valorizamos e conhecemos o mérito como forma de construir uma organização uma organização perene. “Gente ensinando gente”

• Qualidade: Perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.

• Inovação: Devemos criar e ousar sempre.

• Resultado: Agimos como “donos”, colocando paixão no que fazemos, buscando superar metas desafiadoras de modo sustentável.

• Ética: Somos verdadeiros, transparentes e responsáveis em todas as nossas relações para manter a credibilidade. Não toleramos desvios de conduta.

• Pluralismo: aceitação de pontos de vista e de modos diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica.

4. ANÁLISE DE AMBIENTE

O passo seguinte é a elaboração do diagnóstico de ambiente, que compreende a análise de fatores internos e externos à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com