TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estrategica

Dissertações: Adm Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do Planejamento Estratégico, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro¬objetivos, objetivos funcionais.

Alternativas:

A: Falso

B: Verdadeiro

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno: Na matéria “O Planejamento Estratégico dentro do Conceito da Administração Estratégica” mostra exatamente que KOTLER propõe o conceito em questão e os itens que a direção engloba são exatamente esses apresentados na questão acima, logo, a presente questão é verdadeira.

2 - Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.

Alternativas:

A: Verdadeiro

B: Falso

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno: A reposta correta seria o Plano Estratégico é pertinente a organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Táticos.

3 - Com a estabilidade dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores positivos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como alto crescimento econômico, globalização, desregulamentação governamental, inflação, abundância de alguns recursos bem como a escassez de outros, custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento do Planejamento de Longo Prazo.

Alternativas:

A: Verdadeiro

B: Falso

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno: Na realidade os cenários econômicos no mundo não são estáveis e mudam o tempo todo e essa é a preocupação para os administradores para qualquer tipo de planejamento.

4 - De acordo com o texto "Planejamento Estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica", para o conceito de Administração Estratégica: I. São necessários indivíduos capacitados tanto na tarefa de planejar como de projetar o futuro. Requer-se executores que dominem ambas, tanto planejar como projetar o futuro. II. É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar-se uma empresa bem-sucedida.

Alternativas:

A: FF

B: FV

C: VF

D: VV

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno: De acordo com o texto, o item I requer líderes que dominem ambas as práticas e não executores, então essa alternativa é falsa. E para o item II, de acordo com o texto, é sim preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar-se uma empresa bem-sucedida, então essa segunda alternativa é Verdadeira.

5 - Em geral, para realizar com êxito o controle estratégico, os administradores devem compreender _____________.

Alternativas:

A: Os papéis das auditorias estratégicas.

B: O processo de pesquisa estratégica.

C: Os sistemas de informação baseados em computador.

D: O planejamento operacional.

E: O plano financeiro e a alocação de recursos dos planos de ação.

Resposta do aluno: A

Justificativa(s) do aluno: Para realizar com êxito essa tarefa, os administradores devem compreender o processo de controle estratégico e os papéis das auditorias estratégicas. Além disso, devem conhecer os meandros dos sistemas de informação da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com