TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Projeto de pesquisa: Gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.788 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.

A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações é uma realidade da qual não se pode escapar.

E nesse contexto que a Gestão do Conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.

O conceito de Gestão do Conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo esse conhecimento presente na organização.

RESUME

We are facing scenario of rare complexity, in the corporate world and society in general. Economic and social phenomena, with a global reach are responsible for the restructuring of the business environment.

The globalization of the economy driven by information technology and communications is a reality which can not escape.

An in this context that knowledge management becomes a valuable strategic resource for people lives and businesses.

The concept of knowledge management assumes that all existing knowledge in the company, in the minds of people, processes and veins in the heart of the departments, also belongs to the organization. In contrast, all employees who contribute to this system can take advantage of all that knowledge in this organization.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------6

Gestão do Conhecimento -------------------------------------------------------------------------7

Como Aplicar no dia a dia a GC ----------------------------------------------------------------11

O que favorece a criação do conhecimento na empresa --------------------------------------11

Barreiras do conhecimento------------------------------------------------------------------------12

Definição de Cluster----------- --------------------------------------------------------------------12

Trabalho em equipe --------------------------------------------------------------------------------14

Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------------16

Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------------------17

INTRODUÇÃO

Vive-se um momento de mudanças, no qual a sociedade industrial passa a ser chamada de sociedade do conhecimento. Peter Drucker foi um dos percussores, ao prever nos anos 50 a “era do conhecimento”e, em 1993, a chegada de uma nova economia chamada de “sociedade do conhecimento”em seu livro Sociedade Pós –Capitalista.

Para prosperar nesse novo cenário, as empresas precisam adotar novos modelos de gestão, apoiados no conhecimento e no capital intelectual.

Apesar de muitos reconhecerem o conhecimento como um recurso importante para criar vantagens competitivas, a implantação da gestão do conhecimento continua a ser um desafio para as organizações. A experiência nas organizações mostra que o conhecimento, em diversas ocasiões fica concentrado em indivíduos chaves que acabam tornando-se funcionários insubstituíveis. Dessa forma, o conhecimento intelectual individual não codificado gera perdas incalculáveis, se não administrados de forma correta (SVEIBY, 1998).

Através dessa afirmação, o autor mostra a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações. Turban El Al(2010, p. 408) contribuem ao afirmar que a gestão do conhecimento dedica-se a “... ajudar as organizações a identificar, selecionar,organizar e disseminar e transferir qualificações e informações importantes que são parte da memória da organização”. Assim, a GC deve ter o papel de selecionar, incentivar a criação e distribuir o conhecimento, a fim de contribuir para que a organização atinja os seus objetivos, facilitando a comunicação entre todos os envolvidos, e proporcionando aprendizado.

Neste cenário, a busca pela inovação surge por uma questão de sobrevivência no mercado econômico, no qual, torna-se fundamental o uso do conhecimento em benefício da empresa para gerar inovações de produtos, serviços e processos.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Existem inúmeros conceitos de Gestão do Conhecimento, mas vamos citar alguns dos que consideramos mais importantes.

Sveiby (1998)_ define a Gestão do Conhecimento como a arte de criar valor alavancando os ativos intangíveis na organização. E acrescenta ainda que Gestão do conhecimento pode ser entendida como a soma da Gestão da Informação e da Gestão de Pessoas, sobre tudo porque GC não é apenas uma visão tecnológica mas fundamentalmente humana.

A definição de Choo (2006) é a mais conhecida, para ele, Gestão do Conhecimento é uma estrutura com o objetivo de coordenar as metas e os processos da organização, com vistas a que o conhecimento possa auxiliar no aprendizado e na criação de valor da própria organização. A estrutura deve ser formada por categorias de conhecimento organizacional (tácito, explicito e cultural), pelos processos de conhecimento (criação, compartilhamento e utilização) e pelo ambiente organizacional (visão, estratégia, objetivos e habilidades).

Já a definição de Nonaka e Takeuchi (1997) é sem dúvida a mais citada entre todas, coloca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com