TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................4

2.1.1 Abordagem clássica, humanista e Comportamental...........................................4

2.1.2 Elementos de comunicação..........................................................................5

2.1.3 A Importância da comunicação eficaz na Administração....................................6

2.1.4 Conceito de trabalho...........................................................................................7

2.1.5 Limites na utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público......8

3 CONCLUSÃO....................................................................................................6

REFERÊNCIAS....................................................................................................7

1

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho que estou desenvolvendo tem por objetivo aplicar e exercitar os conteúdos das matérias estudadas ao longo deste período abordando de forma simples e assimilada os diversos conceitos e temáticas exploradas durante esse segundo período de Administração de Empresas, para a realização do mesmo, teve como base em um texto, com uma narrativa em que o tema principal é a importância da comunicação com investidores realizados pela organização, Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e Teoria Organizacional. São as disciplinas estudadas durante esse semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

Desenvolvo este trabalho pretendendo articular os conteúdos das disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

2.1.1 Abordagem clássica, humanista e comportamental

No despontar do século XX, dois engenheiro desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração.um era americano Frederick Winslow Taylor, e desenvolveu a chamada Escola de Administração Científica,preocupada em aumentar a eficiência da industrial por meio da racionalização do trabalho operário,e outro era europeu Henry Fayol, desenvolveu a chamada teoria clássica,preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.Com a abordagem Humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual, a transferência da ênfase antes colocada na tarefa pela administração científica e na estrutura da organizacional pela teoria clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Essa abordagem faz com que a preocupação com máquinas e com método de trabalho e a preocupação organização formal e os princípios de administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais.

A abordagem humanística ocorre com o aparecimento da teoria das relações humanas, nos Estados Unidos, a parti da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a psicologia e, em particular, a psicologia do trabalho.

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional. A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Foi bastante influenciado pelo desenvolvimento de estudos comportamentais em vários campos da ciência, como a antropologia, a psicologia e a sociologia. Adotando e adaptando para a administração conceitos originalmente

elaborados dentro dessas ciências, propunha-se fornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações específicas do indivíduo no trabalho

As principais diferenças entre as duas escolas são:

Enquanto Talyor tinha uma preocupação maior com o chão de fábrica, Fayol vê como um todo;Talyor fundou a administração científica e Fayol a administração clássica;Talyor tem a maior preocupação nas tarefas de produção e Fayol na estrutura da organização.

2.1.2 Elementos da comunicação

As variedades linguísticas: Saiba mais sobre os diferentes dialetos e registros, elementos que enriquecem a língua portuguesa.

Expressões de cortesia

Expressões de cortesia revelam atitudes educadas e gentis por parte do emissor, tanto em se tratando da fala, quanto da escrita.

Função conativa

Quer aprender mais sobre os elementos da comunicação? Entenda o que é a função conativa da linguagem.

Função Emotiva

Elementos da comunicação: Conheça a função emotiva, uma das seis funções da linguagem.

Função Fática

Elementos da comunicação: Aprenda sobre a função fática, importante elemento presente nas funções da linguagem.

Função Metalinguística

Elementos da comunicação: Saiba mais sobre as marcas linguísticas da função metalinguística da linguagem.

Função Poética

Função poética da linguagem: Saiba mais sobre esse elemento da comunicação!

Função referencial Elementos da comunicação: Saiba mais sobre a função referencial da linguagem. Funções da linguagem Conheça um pouco mais sobre as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com