TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresa

Dissertações: Administração De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

O Mix de Marketing é a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve, controlar. Isso significa que para uma empresa ter sucesso no mercado, esses Ps devem ser continuamente analisados e controlados.

Produto: É tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, sejam bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações ou ideias.

Promoção: Não basta criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é fundamental que exista o processo de comunicação com os clientes. Como ferramenta de promoção, podemos citar: propaganda, relações públicas, concursos culturais, ações na web, entre outras.

Preço: O preço é o elemento do composto de marketing que produz receita, os demais, apesar de terem o objetivo de produzir receita, só produzem custos. Ao determinar o preço, a empresa pode buscar seus objetivos, sobreviver, maximizar o lucro ou maximizar sua participação no mercado.

Praça (Ponto de Venda): O Ponto de Vendas ou Praça pode é a combinação de agentes que permitem que o produto/serviço flua, vai dos produtores aos consumidores. Ele pode ser uma gôndola de supermercado, um site na internet, vendas diretas, entre outros.

Algumas necessidades são criadas ou desenvolvidas pela própria empresa. Podemos tirar como exemplo o aparelho de telefone celular, que antes, era pouco utilizado, atingia um público bem restrito, apenas um público bem seleto tinha acesso a tal tecnologia .Todavia, hoje não há quem não tenha o aparelho de telefone celular, tornou-se uma tecnologia totalmente difundida entre toda a sociedade. Houve uma profunda democratização de seu uso, em razão da facilidade de acesso (preços acessíveis, ampla divulgação e pressão social).Isso se deve muito as empresas de telefonia móvel, por facilitarem sua aquisição. Atualmente, podemos afirmar sem medo de errar, que ter um aparelho de telefone celular tornou-se uma necessidade. Hoje, não é diferente quem tem celular, mas sim aquele que não o possui. Diversas são as necessidades que são aos poucos implantadas no consumidor, como por exemplo, a necessidade de ter uma roupa nova, de adquirir um serviço, de ter um eletrodoméstico que é lançamento no mercado, etc.

E é nesse momento que entra o tino empresarial, em criar um produto que atenda a uma necessidade já existente, ou melhor, criar a necessidade na sociedade para só então oferecer seus produtos. É como se a empresa jogasse a isca e o resto fosse feito pela própria sociedade, pois ela mesma obriga a todos a ter determinado produto, sob pena de exclusão. O marketing também engloba todo o planejamento que a empresa tem de fazer para verificar a viabilidade do produto que pretende lançar. Também para verificar a adequação interna ao processo produtivo. Além da divulgação do produto para que o torne conhecido pela sociedade .E é justamente para perceber e resolver essas peculiaridades que serve o marketing. É de primordial importância para qualquer empresa.

A coleta de dados é o ato de pesquisar, juntar documentos e provas, procurar informações sobre um determinado tema ou conjunto de temas correlacionados e agrupá-las de forma a facilitar uma posterior análise.

A coleta de dados ajuda a analisar ponto a ponto os fatos ou fenômenos que estão ocorrendo em uma organização, sendo o ponto de partida para a elaboração e execução de um trabalho.

Utilização de documentos

A coleta de dados pode ser através de dados impressos como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias.

Entrevistas

As entrevistas são largamente usadas em pesquisa de mercado, de opinião pública. Existem vantagens e desvantagens na coleta de dados através de entrevistas em relação à remessa postal de um questionário. o uso de entrevistadores é necessário quando há no questionário uma série de perguntas abertas e é fundamental escrever as respostas nas palavras do investigado.

Questionário

É o método mais usado em pesquisa qualitativa, principalmente em pesquisas de grande escala, como as que se propõem levantar a opinião política da população ou a preferência do consumidor. Como toda técnica, o questionário tem suas vantagens e suas limitações, atingirem um grande número de indivíduos mesmo que em regiões afastadas uma das outras, gasto zero com pessoal qualificado para aplicar o questionário porque não é necessário o treinamento dos pesquisadores, permitirem que as pessoas respondam ao questionário na hora que determinarem oportuna, garantir o anonimato das respostas, são algumas das vantagens de se fazer um questionário para a obtenção de dados. Por outro lado, os questionários não permitem que as pessoas que não saibam ler e escrever respondam as questões causando assim, algumas deformações nos resultados da pesquisa, impedem também que o informante tire dúvidas de entendimento nas questões pelo fato de o pesquisador não estar presente, os questionários possuem um número relativamente baixo de questões, pois é sabido que os questionários com número extenso de perguntas são cansativos e muitas vezes não são respondidos totalmente.

Formulários

Os formulários são um meio-termo entre entrevista e questionário, mas, como no questionário o formulário também é apresentado por escrito, mas é o pesquisador que assinala as respostas dadas oralmente pelo respondente.

Observações

A observação é o instrumento básico de coleta de dados em todas as ciências, sendo importante para a construção de qualquer conhecimento.

As modalidades de observação que são empregadas na investigação científica são a observação assistemática, a observação sistemática, a participante, a não-participante, a individual, em equipe, na vida real e em laboratório, que variam de acordo com as circunstâncias.

Sociometria

A sociometria é uma técnica quantitativa que procura explicar relações pessoais entre indivíduos de um mesmo grupo. Revela a estrutura interna dos grupos, indicando as posições de cada indivíduo em relação aos demais. Permite analisar os grupos, identificar seus líderes, os subgrupos e os desajustados, tem sido utilizada nos mais diversos campos de estudos.

História de vida.

Definem história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com