TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresas

Exames: Administração De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................5-6-7-8-9-10-11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Será apresentado um trabalho de suma importância, para firmar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas que estão sendo estudadas ao longo do semestre, mostrando a importância de ter- mos conhecimento dos assuntos abordados em cada disciplina, podendo agregar as mesmas em nossas funções profissionais diariamente.

Mostrando os passos e áreas de conhecimento que nós Administradores devemos saber, para que uma organização tenha um ótimo andamento e esteja sempre em uma crescente em relação a concorrência.

2 DESENVOLVIMENTO

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrarem. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

Nos últimos anos, poucas áreas se desenvolveram tanto e tão rápido quanto a da informação. Na era dos computadores, dos satélites e da comunicação em tempo real através da Internet, o conhecimento do mercado se transformou numa das mais importantes ferramentas empresariais. E entre os instrumentos de coleta de dados destacam-se os vários modelos e técnicas de pesquisa, freqüentemente desprezada por empreendedores responsáveis por negócios de porte pequeno e médio, que imaginam custos altíssimos e processos complicados. Mas não é bem assim. Com um pouco de esforço e organização, qualquer empresa tem condições de montar uma estrutura simples e eficiente para conseguir informações que serão o ponto de partida para se obter ganhos significativos no desempenho da empresa.

A Pesquisa de Mercado tem nove passos, são eles:

• Definição do público- alvo e dos objetivos da pesquisa;

• Definição da coleta de dados;

• Definição do método de pesquisa dos dados primários;

• Definição da amostra;

• Elaboração dos instrumentos de pesquisa;

• Aplicação da pesquisa;

• Tabulação de dados;

• Elaboração do relatório final;

• Tomada de decisão.

O mix de comunicação

Assim que a empresa percebe as diferenças entre comunicação pessoal e de massa, pode investir estrategicamente em várias ferramentas de comunicação. O conjunto de ferramentas de comunicação usadas por uma empresa é chamado de mix de comunicação. Da mesma forma que a empresa desenvolve um marketing mix com base numa combinação de produto, preço, distribuição e decisões de comunicação, a própria área de comunicação constitui uma combinação de estratégias.

Na comunicação de massa, o mix de comunicação pode incluir propaganda, vendas, promoção de vendas, marketing direto ou publicidade. A comunicação pessoal disponível para a empresa ocorre na forma de venda pessoal.

As empresas podem optar entre quatro ferramentas básicas de comunicação de massa – propaganda, promoção de vendas marketing direto e publicidade.

Propaganda é qualquer forma paga de apresentação e promoção não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado, tendo como objetivo: informar, persuadir o lembrar. A imagem do produto o serviço que o consumidor traz em sua mente é um dos fatores que determinam o seu sucesso e grande parte dessa imagem é criada pela propaganda, que transmite informações sobre um produto ou serviço, sendo necessária a transmissão do anunciante para o consumidor e o reconhecimento pelo consumidor de que a mensagem certa foi recebida.

• A propaganda pode ser: de produto, serviço, institucional, pioneira ou informativa, persuasiva, comparativa, de proteção e, corretiva podem ser veiculadas em televisão, rádio, imprensa escrita, mala direta, outdoor, Internet, mas todos esses meio por si só não bastam , sendo possível a associação de diversos meios para conseguir atingir o público esperado.

As mensagens de propagandas podem ter apelos: Moral, racional, emocional, de medo, sexual, humorístico.Para aumentar a credibilidade das propagandas de produtos das empresas é necessário mostrar o produto/serviço realmente como ele é, salientando a praticidade e segurança proporcionada , mostrar a idoneidade e respeito com que a empresa trata seu consumidor, oferecer serviço pós-venda , demonstrar e praticar ação social, e vincular a imagem do produto a temas agradáveis.

A promoção é uma das estratégias básicas à disposição de um empresa, devendo estar integrada às demais estratégias da empresa, sendo composta pela combinação de venda pessoal e propaganda, pois certas partes do trabalho de promoção podem ser executadas com maior eficiência por intermédio de propaganda, a promoção de vendas consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com