TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresas

Ensaios: Administração De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4

2 CONCEITO GECON............................................................................................. 5

3 CONCEITO ABC .................................................................................................. 6

4 CONCEITO RKW ................................................................................................. 9

5 CULTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES ...................................................................................................11

6 A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS CONTÁBEIS PARA A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR ..................................................................................................13

7 CONCLUSAO.......................................................................................................14

8 REFERÊNCIAS ...................................................................................................15

1-INTRODUÇÃO

No cotidiano de seus afazeres, os gestores têm como tarefa levar a empresa a ter continuidade tendo que tomar decisões que aperfeiçoem o resultado econômico da mesma. A competitividade atual, caracterizada pelo aumento progressivo da velocidade da evolução tecnológica, pela abertura da economia, pelo surgimento de novos mercados e produtos, acarreta uma maior complexidade para o processo de tomada de decisão.

2-CONCEITO GECON

Uma definição necessária ao entendimento do assunto é a de Gestão Econômica - GECON. Para Catelli (1999), GECON significa administrar por resultado, objetivando a otimização do mesmo por meio da melhoria da produtividade e da eficiência operacionais. O modelo GECON é voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado econômico, compreendendo um sistema de gestão e um sistema de informações. Segundo Catelli (1999), O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades e é estruturado com base na missão da empresa, em suas crenças e valores, em sua filosofia administrativa e em um processo de planejamento estratégico que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. No sistema de informações, o sistema GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendem às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a programar ações quem aperfeiçoam o resultado global da companhia No sistema GECON, o tradicional centro de custos é substituído pelo centro de resultado e área de responsabilidade.

Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

3-CONCEITO ABC

O método, ou sistema ABC (Activity- Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De facto, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.).

Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efetuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direcionadores de custos ou cost. drivers) cada qual específico à atividade (custo) a que se relaciona. O direcionador de custos (cost. driver) representa a causa do volume de recursos consumidos pela atividade.

Embora suficientemente simples, o sistema de custeio ABC, tem contribuído para melhorar sensivelmente a tradicional metodologia de análise de custos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes, para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo do recurso da empresa. Por meio dessa análise de atividades, busca-se planejar e realizar o uso eficiente e eficaz dos recursos da empresa. A atribuição de custos as atividades é feita de uma forma criteriosa de acordo as seguintes prioridades:

1) alocação direta: isto se faz quando há uma identificação clara, direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades;

2) rastreamento: é uma alocação com base na identificação da relação , causa, efeito, entre a ocorrência da atividade e a geração de custos. Essa relação é expressa através de direcionadores de custos de primeiro estágio, também conhecidos como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com