TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Pessoas

Dissertações: Administração De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 01

Passo 01

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

O mundo evoluiu, estamos na era da globalização e como todo processo de mudanças vem repleta de desafios e com essa nova realidade as organizações que visa gerenciar visando à cooperação de seus colaboradores que atuam na organização visando alcançar os objetivos da empresa e do colaborador. Na organização, para desenvolver atividades inerentes foi criada o setor e ou departamento de Administração de Pessoal ou Administração de Recursos Humanos que tem como finalidade gerenciar os interesses da organização e dos seus colaboradores. Para um melhor esclarecimento do que vem a ser a Gestão de Pessoas (GIL, 2001, p. 17) afirma que:

A expressão gestão de Pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações.

Ainda para definir Gestão de Pessoas Gil (2001, p. 13) define a Administração de Recursos humanos como sendo:

A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.

A partir da década de 90 que o papel do colaborador dentro da organização passou a ser observado e novas concepções passaram a surgir questionando a forma como estava sendo desenvolvida até então a Administração de recursos humanos nas organizações. Essas concepções visavam valorizar a participação do colaborador, verificando suas aptidões e qualificações para desenvolver suas atribuições, passando a valorizar aqueles que se destacavam em busca da realização profissional e do crescimento da empresa.

De acordo com Chiavenato, (1999). As empresas e seus gerenciadores chegam à conclusão que os colaboradores para demonstrarem melhor seus serviços e oferecerem maior rendimento a organização, precisam ser bem geridas, não sendo identificados como patrimônio da organização, e sim, reconhecidos como fonte de conhecimento, habilidades e capacidades em benefício próprio e da organização, entendendo que sua inteligência deve ser revertida para a formação do capital intelectual da organização. Ainda de acordo com o autor, percebe-se que a organização que tem essa visão do seu colaborador, tende a reconhecê-lo como parceiro, tendo em vista que todo processo produtivo realiza-se com a participação conjunta de diversos parceiros.

Passo 02 e 03

FAZER UM PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNO E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Filme tempos modernos A moderna gestão de pessoas

- Gestão centralizadora (Sistema isolado, com poucas mudanças).

- Empregados robotizados (Atividades repetitivas e desgastantes sem direito a intervalos de descanso).

-Trabalho braçal sem direito de mudanças e inovações (Trabalhassem sem parar).

-As empresas abrem falência em massa.

-Trabalho infantil

- Desemprego

- Gerentes (ou melhor, capatazes), fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos.

- Consumo e as expectativas quanto as pessoas tinham quanto a posse do maior número possível de bens, sem preocupação no sistema adotado. - Gestão descentralizada (Aceita mudanças e todos os setores são interligados, cada colaborador atua na área, flexibilidade, mesmos objetivos e metas).

- Colaboradores como parceiros (Esforços pessoais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com