TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Uma Empresa

Projeto de pesquisa: Administração De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DIREITO EMPRESARIAL 4

3. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 5

4. ESTATÍSTICA 6

5. CONTABILIDADE DE CUSTOS 7

6. CONCLUSÃO 9

7. REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O estudo de caso tem como objeto compreender a questão da administração de uma empresa, buscando apoio nos conteúdos estudados das disciplinas durante o semestre, assim como, através de um estudo sobre a Empresa Sommerhouzer .

Fala sobre a recuperação judicial de uma empresa, a importância do respeito e da liderança para o bom funcionamento da mesma, explica como os gráficos e a contabilidade ajuda os gestores e administradores na tomada de decisões.

2. DIREITO EMPRESARIAL

A recuperação judicial é uma ação que tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômica financeira da empresa, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, dos empregados e dos interesses dos credores, promovendo a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. O Brasil passa a contemplar duas modalidades para evitar que a crise da empresa leve‐a falência: a recuperação judicial e a recuperação extrajudicial.

O empresário é o responsável por promover o plano de recuperação da sua empresa em crise, que busca perante o poder judiciário o pedido do beneficio. Se o pedido atende a todos os requisitos legais, o juiz então difere o processamento de recuperação judicial, abrindo-se prazo para os credores realizarem as habilitações de credito perante o administrador judicial. Não havendo objeções dos credores ou aprovado o plano de recuperação judicial pela Assembléia Geral de Credores, a empresa deve apresentar certidões negativas de débitos tributários para permitir o deferimento da recuperação judicial.

Sendo aprovada a recuperação judicial, a empresa e os credores sujeitos ao plano ficam vinculados ao seu cumprimento, iniciando o processo de recuperação judicial no período de observação de dois anos, em que o juiz, o administrador judicial e a comissão de credores fiscalizam o cumprimento das obrigações pela empresa em fase de recuperação. Durante este período, a recuperação judicial transforma-se em falência no caso de descumprimento de qualquer obrigação prevista no plano.

3. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

O Sr. Nilton Sommerhauzer é um empresário que atua no setor de construção civil mais especificamente com revestimentos, forros, pisos e divisórias, há mais de 30 anos. Iniciando no seguimento aos 14 anos de idade trabalhando com o seu pai que era encanador, e com essa idade conseguiu seu primeiro registro na carteira profissional numa loja de material de construção, desde então acumulou muita experiência no setor, em que se revelou um empresário por natureza, arrojado, rápido, possuidor de grande percepção e visão de oportunidades.

Além de empresário, é também um líder, pois demonstra aspectos de liderança, tendo a confiança e o respeito de todos os seus colaboradores, possui também habilidades técnicas e interpessoais, mostra preocupação com os seus funcionários, mas em alguns momentos reconhece que gostaria de fazer tudo sozinho, sem depender de ninguém. Por ter sede em cidades distantes, teve que aprender a delegar e se planejar nas suas atividades, ações, discutindo com seus gestores diariamente alinhando os acertos e objetivos a serem alcançados, tem consciência de que onde está não dá para recuar.

A cultura de uma empresa nada mais é do que os valores e os comportamentos compartilhados pelos funcionários da mesma, a Sommerhauzer é uma empresa, que preza pela qualidade dos serviços prestados ( relacionamento ). Obstinada em oferecer para os seus clientes produtos de alta qualidade e serviço qualificado, investe na qualificação dos seus colaboradores, a fim de buscar uma melhoria contínua.

Tendo como missão ser líder no mercado mundial de soluções para ambientes corporativos, atender o mercado sem rupturas e sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações, visando ser uma empresa econômica e financeiramente reconhecida por seus resultados.

Os principais valores da empresa são: confiabilidade, comprometimento, ética, integridade, inovação, melhoria contínua, segurança e transparência.

4. ESTATÍSTICA

Para se criar um gráfico é preciso primeiro conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir. Eles são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e a compreensão de informações sobre fenômenos e processos naturais, sociais e econômicos, pois um gráfico poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras.

Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação a ser analisada. Se um gráfico for definido de forma incorreta, poderá ocorrer a análise errada de uma situação, causando uma série de interpretações distorcidas do assunto em questão. A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil como simplicidade, clareza e veracidade dos fatos.

No arquivo anexo temos vários tipos de gráfico, na figura 1 temos um gráfico de linha, que exibe as tendências e as alterações dos dados em determinado período, esse tipo de gráfico utiliza da linha poligonal para representar a série estatística. São freqüentemente usados para representação de séries cronológicas com um grande número de períodos de tempo.

Na figura 2 e 3 temos um gráfico de pizza ou gráfico de setores, esse gráfico é construído com base em um círculo, ele é um diagrama circular onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos, é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. Obtemos cada setor por meio de regra de três simples e direta e o total da série corresponde a 360°. Os setores do gráfico são desenhados de tal forma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com