TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadologica

Casos: Administração Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 4

Passo 1

O estudo dos custos de oportunidade começa com os resultados das observações dos Estudiosos da Teoria Econômica. Foi a partir das discussões sobre a Teoria do Valor que o assunto teve seu inicio.

O conceito de custo de oportunidade teve origim por Frederich Von Wieser (1851-1926) para mensurar o valor econômico dos fatores de produção. Para Wieser, o custo de oportunidade de um fator de produção corresponde a renda líquida gerada por esse fator em seu melhor uso alternado. Este conceito foi se aprofundado tanto na área econômica como na contábil, e o seu uso foi intensificado principalmente nas decisões das grandes organizações.

O custo de oportunidade representa o valor oferecido pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa, será capaz de proporcionar maior benefício. Podemos dizer também que o custo de oportunidade refere-se ao valor líquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa de consumo em relação de outra alternativa.

Por exemplo, se uma empresa optar pela aquisição de um bem, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimento mais rentável. Normalmente, essa análise comparativa sobre os benefícios não é muito fácil de se fazer, pois as aplicações envolvem de riscos diversos. Segundo Eliseu Martins (2001:20), as alternativas para se efetuar uma análise correta são: entender o custo de oportunidade com relação a outro investimento de igual valor ou tomar como base investimentos com risco zero, como caderneta de poupança e títulos do Governo Federal.

Vivenciando na prática, devemos comparar valores de igual poder de compra, ou seja, o lucro, o investimento e os juros reais devem estar em moeda de mesmo poder aquisitivo. A decisão deverá ser tomada mediante ao confronto entre o benefício gerado pela alternativa escolhida e o benefício que seria obtido se fosse escolhida a melhor alternativa entre as que foram manifestadas.

A seguir apresentamos alguns exemplos para auxiliar o entendimento do conceito de custo de oportunidade.

Exemplo:

Suponhamos um investimento no imobilizado de RS 10.000, e que esse valor pudesse ser aplicado a uma taxa de 6% ao ano. A empresa optou pela aquisição do imobilizado e obteve os seguintes resultados no ano:

(+) Receita de Venda ......................... 15.000

(-) Custo dos Produtos Vendidos (14.000)

(=) Lucro ............................................ 1.000

Se aplicasse em outra alternativa, onde a empresa teria um rendimento de 600,00 correspondente a 10.000 x 6% ao ano. Considerando o custo de oportunidade de R$ 600,00 temos um resultado de R$ 400, que representa o verdadeiro valor do resultado da atividade.

Isso significa que a empresa conseguiu obter a mais do que conseguiria se aplicasse o capital no mercado a taxa de 6%.

O confronto entre o benefício gerado pela alternativa escolhida e o benefício que seria obtido pela escolha da melhor alternativa exclusa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com