TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Planejamento

Ensaios: Administração Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Planejar e pensar andam juntos. Ao começar o dia, o homem pensa e distribui suas atividades no tempo: o que irá fazer, como fazer, para que fazer, com o que fazer etc. Nas mais simples e corriqueiras ações humanas, quando o homem pensa de forma a atender suas metas e seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente criar um instrumental técnico que norteie suas ações. Essas observações iniciais estão sendo expressas, apenas para chamar atenção sobre o aspecto cotidiano da ação de planejar e como o planejamento faz parte da vida. Aquele que não mais planeja, talvez já tenha robotizado suas ações, portanto, quem sabe, não tem a consciência do que

Nessa circunstância, parece estar presente a alienação do homem como sujeito, na está fazendo, nem se ainda pode construir alguma coisa.medida em que assume a atitude de dominado, fazedor dócil e outras tantas denominações que podem ser imprimidas no sujeito, quando este se torna objeto nas mãos de outrem. Todavia, o objetivo deste estudo não é discutir tais questões, muito embora elas estejam presentes nas atividades habituais do homem.

O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. O processo de planejamento está inserido emvários setores da vida social: planejamento urbano, planejamento econômico, planejamento habitacional, planejamento familiar, entre outros. Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

O que é importante, do ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois. O ensino superior tem características muito próprias porque objetiva a formação do cidadão, do profissional, do sujeito enquanto pessoa, enfim de uma formação que o habilite ao trabalho e à vida. Voltemos a questão inicial. O que significa o planejamento de ensino? Por que o professor deve planejar? Quais os procedimentos, os instrumentos, as técnicas, os métodos, os recursos e as finalidades pedagógicas do planejamento de ensino? Um ato político pedagógico? Uma carta de intenção? Uma reflexão sobre o saber fazer docente? Antes de desenvolver algumas dessas questões, é imprescindível afirmar que existem diferentes abordagens sobre o assunto. Tais abordagens se diferenciam pela forma como tratam a temática, todavia se afinam quantos aos seus elementos constitutivos. Assim considerado, arrisca-se afirmar que o planejamento do ensino significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor. O que diferencia é o tratamento que cada abordagem explica o processo a partir devários fatores: o político, o técnico, o social, o cultural e o educacional.

1. DESENVOLVIMENTO

Planejar e pensar andam juntos.

Como a prática pedagógica é um permanente objetivo de investigação na escola, é muito complexa para ser estudada a uma só mão. Tomadas coletivas de decisões sobre o ensino, que nos leva a compreender melhor o planejamento em sua dimensão todos nós precisamos aprender uns com os outros como ensinar melhor, mostrando os êxitos e obstáculos, assim buscando sempre o aprofundamento teórico.

É preciso também mudar as formas do debate, pois os conflitos vividos no cotidiano são parte do projeto político-pedagógico.

No contexto de relações interescolares, o mapeamento de plano de aula é feito com mais segurança e modificado quando posto em pratica com os alunos e quando se tornar objeto de estudo da pratica pedagógica.

É nessa dinâmica que a docência permanente se constrói, recriando e desfazendo o saber didático.

O planejamento tem etapas que correspondem a um “ciclo gnosiológico”, que torna o saber didático cada vez mais elaborado, pensado e refletido. Com o planejamento, o ensino se faz pensado em razão da aprendizagem, o método filosófico e o saber didático vão sendo construído como aprendizado docente.

Com o planejamento, o aprendizado não fica mecânico, sem gosto, mas as pessoas se revelam nessa pratica, mostram suas historias de vida, convicções, seus saberes vividos, com isso propostas de intervenção na realidade educacional são instrumentalizadas no planejamento de ensino.

A elaboração do planejamento proporcionatempos e espaços favoráveis aos educadores que refletem sobre as aulas, que se dedicam a aprender como ensinar, tomando como referência o cotidiano problematizado e agindo no sentido de interferir para mudar, melhorar, ampliar os horizontes de aprendizado dos alunos. A pesquisa na ação problematiza o cotidiano escolar.

ROTEIRO 1: PESQUISA NA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Localização: Rua Serra do Mar, nº 450, Pq da Liberdade.

Americana SP CEP: 13470 410

Natureza da mantenedora Pública.

Nível socioeconômico da comunidade escolar atende crianças do bairro, todos de nível socioeconômico baixo. Os pais são trabalhadores humildes que precisam de uma renda escassa para manter família com mais de três filhos.

Nível de ensino selecionado: Ed Infantil

Tempo de oferta 4 meses.

Nº de alunos matriculados: 80

Nº de alunos em cada turma: BI 10; BII 12; BIII 14; MI 20; MII 24.

Nº de professores: 10

Formação dos professores: Todos com ensino superior completo e metade com pós em psicopedagogia.

Turnos de atendimento: Manhã e tarde.

2.1 ENTREVISTA AO PEDAGOGO OU DIRETOR.

Sempre é feito em parceria entre as pedagogas e as professoras. Sempre são completados visando deixar o plano mais completo. É essencial para o trabalho de Ed infantil.

Eixos, abrangem expressões: Corporal, artística, oral e escrita.

Cienciação: matemática e ciências.

Meio social: geografia e historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com