TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Planejamento Financeiro

Trabalho Universitário: Administração Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

Atualmente onde a economia sofre variações e encontra-se vulnerável a fatores globais, o plano financeiro empresarial tende a ser mais valorizado e apreciado em primeiro plano no momento de se tomar uma decisão. É essencial ter um bom conhecimento do negócio para uma análise das políticas de investimento e financiamento. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para a estratégia empresarial fornecendo um referencial técnico para os executivos tomarem decisões que acarretam no crescimento em uma empresa.

De acordo com Lemes (2002, p.243)

“O planejamento financeiro direciona a empresa e

estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros

podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto,

uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua

maioria, as decisões numa empresa demoram bastante

para serem implantadas. Numa situação de incerteza,

isso exige que as decisões sejam analisadas com grande

antecedência.”

A demonstração do resultado do exercício fornece um resumo financeiro dos resultados das operações financeiras da empresa durante um período específico. Também denominada Demonstração da Dinâmica Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício evidencia, de uma forma estruturada, os componentes que provocaram a alteração na situação líquida patrimonial em determinado período. A Demonstração do Resultado do Exercício é, tão somente, a estruturação, ordenação da movimentação desta conta que transitoriamente recebe todas as receitas custos/despesas. A preparação de demonstrativos financeiros é formada por várias variáveis sendo que muitos analistas, investidores, credores e administradores utilizam-se de técnicas simplificadas para a elaboração dos demonstrativos projetados, apesar do auxílio de planilhas eletrônicas terem agilizado o processo, estas são bastantes usadas.

Um fator importante na preparação do orçamento são os pagamentos efetuados pela empresa no período do planejamento financeiro. Os pagamentos mais importantes são as compras à vista, salários, pagamentos de impostos, pagamento de empréstimos, aquisição de equipamentos, entre outros.

Através do planejamento de excedentes e faltas de caixas, a empresa poderá planejar investimentos a curto prazo e se projetar sobras de recursos, ao mesmo tempo, poderá preparar-se para obter financiamento em caso de falta de caixa. Através do orçamento de caixa o administrador financeiro tem uma visão dos fluxos de entrada e saída de recursos ao longo de um período.

Para se tornar eficiente e ter uma maior credibilidade por parte da área administrativa da empresa o processo de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com