TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescencia Em Angola

Artigos Científicos: Adolescencia Em Angola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  2.984 Visualizações

Página 1 de 13

Adolescência

Período de transição entre a infância e a idade adulta, começando num acontecimento biológico (a puberdade) e terminando num acontecimento psicossocial (a independência em relação aos pais). Época marcada por grandes transformações físicas, intelectuais, sócio/morais e afectivas, que termina apenas quando o indivíduo define a sua identidade e assume as responsabilidades e papéis adultos. Características determinantes: - Difícil mas de grandes e importantes vivências devido às alterações abruptas a vários níveis; - Surgem vários desafios e problemas cuja resolução vai marcar a vida futura.

Tipos de Transformações e Exemplos Tipologias De Transformações Sócio/ Físicas Intelectuais Afectivas Morais Aproximação Participação Menstruação Curiosidade Activa na Sociedade aos Amigos Interesse por A Primeira Pêlos Púbicos Abstracção Problemas Relação Sexual Ideológicos Processo de Crescimento Sentimento Espírito Crítico Altruísta individuação do Peito Alargamento dos Ombros/Ancas

Os adolescentes procuram incessantemente: Uma orientação para a vida que não traia as suas aspirações, valores, atitudes e crenças, mas que seja consistente com o que a sociedade espera de si; Construir uma identidade que exprima uma autonomia e independência em relação aos pais sem romper a ligação com a família.

O rapaz não introduzir o pénis na vagina A rapariga não pode engravidar se: Não pode engravidar se não tiver um orgasmo.

Os estudos já realizados… • Preservativo Masculino = Contraceptivo mais usado • Mais abertura sobre a temática = Mais responsabilidade • Informar os adolescentes sobre questões sexuais leva-os a adiar a sua primeira relação, vindo mais tarde a estabelece-la com mais confiança. • Primeiro amor = Experiência mais intensa e intimidante • Mulheres = Maior capacidade de intimidade • Erecções espontâneas devido aos elevados níveis de testosterona. • O sexo masculino inicia primeiro a sua vida sexual.

O principal motivo é o amor pelo parceiro em último Os homens invertem lugar apresentam a a questão (colocam curiosidade em em primeiro lugar a experimentar. curiosidade sexual).

Sexualidade: Formação no seio da família

O ambiente da família é, portanto, o lugar normal e ordinário da formação das crianças e dos jovens para a consolidação e o exercício das virtudes da caridade, da temperança, da fortaleza e, portanto, da castidade. Como igreja doméstica, a família é, de facto, uma escola de enriquecimento humano.

Isto vale particularmente para a educação moral e espiritual, sobretudo sobre um ponto tão delicado como a castidade: nela, com efeito, se entrelaçam aspectos físicos, psíquicos e espirituais, acenos de liberdade e influxo dos modelos sociais, pudor natural e tendências fortes ingénitas no corpo humano; fatores que, todos eles, se encontram juntos com a consciência, mesmo que seja implícita, da dignidade da pessoa humana, chamada a colaborar com Deus e ao mesmo tempo marcada pela fragilidade. Numa casa cristã os pais têm força para orientar os filhos para um verdadeiro amadurecimento cristão da sua personalidade, segundo a estatura de Cristo, no interior do seu Corpo místico que é a Igreja.

A família, embora rica destas forças, tem necessidade de apoio, mesmo da parte do Estado e da sociedade, segundo o princípio de subsidiariedade: « Acontece... que quando a família decide corresponder plenamente à própria vocação, pode´se encontrar privada do apoio necessário por parte do Estado, e não dispõe de recursos suficientes. É urgente promover não apenas uma política para a família, mas também políticas sociais, que tenham como principal objectivo a própria família, ajudando´a, mediante a atribuição de recursos adequados e de instrumentos eficazes de apoio, quer na educação dos filhos quer no cuidado dos anciãos ».

Conscientes disto, e das dificultades reais que hoje existem em não poucos países para os jovens, especialmente em presença de factores de degradação social e moral, os pais são solicitados a ousar pedir e propor mais. Não podem contentar´se com evitar o pior ´ que os filhos se droguem, ou não cometam delitos ´ mas deverão empenharse em educá´los para os valores da pessoa, renovados pelas virtudes da fé, da esperança e do amor: a liberdade, a responsabilidade, a paternidade e a maternidade, o serviço, o trabalho profissional, a solidariedade, a honestidade, a arte, o desporto, a alegria de se saberem filhos de Deus e, por isso, irmãos de todos os seres humanos, etc.

O valor essencial do lar

As ciências psicológicas e pedagógicas, nas suas mais recentes aquisições e experiência, concordam em sublinhar a importância decisiva, em ordem a uma educação sexual harmónica e válida, do clima afectivo que reina na família, especialmente nos primeiros anos da infância e da adolescência e talvez até na fase pré´natal, períodos em que se instauram os dinamismos emocionais e profundos das crianças. É posta em evidência a importância do equilíbrio, da aceitação e da compreensão a nível do casal. Sublinha´se também o valor da serenidade do relacionamento entre os cônjuges, da sua presença positiva ´ tanto a do pai quanto a da mãe ´ nos anos importantes para os processos de identificação, e da relação de tranquilizante afecto para com as crianças.

Certas graves carências ou desiquilíbrios que se realizam entre os pais (por exemplo, a ausência da vida familiar de um deles ou de ambos os pais, o desinteresse educativo, ou a severidade excessiva) são factores capazes de causar nas crianças distonias emocionais e afectivas que podem perturbar gravemente a sua adolescência e por vezes marcá´las para toda a vida. É necessário que os pais encontrem tempo para estar com os filhos e entreter´se e dialogar com eles. Os filhos, dom e empenho, são a sua tarefa mais importante, se bem que, aparentemente, nem sempre muito rendosa: são´no mais do que o trabalho, mais do que as distracções, mais do que a posição social.

Em tais conversações ´ e cada vez mais, à medida que os anos passam ´ é preciso saber escutá´los com atenção, esforçar´se por compreendê´los, saber reconhecer a parte de verdade que pode estar presente em algumas formas de rebelião. E, ao mesmo tempo, os pais poderão ajudá´los a canalizar rectamente ânsias e aspirações, ensinando´os a reflectir sobre a realidade das coisas e a raciocinar. Não se trata de impor uma determinada linha de comportamento, mas de mostrar os motivos, sobrenaturais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com