TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

De acordo com relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Para que se efetive um trabalho de conscientização ambiental, que seja voltado para a preservação do meio ambiente, precisamos ter clara a finalidade da Educação no Brasil e a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental para a preservação do meio que estamos inseridos.

        O tema abordado tem como objetivo analisar os atos, as conseqüências e responsabilidades quanto cidadãos, fornecer informações e gerar medidas de conscientização e responsabilidade sustentável.

        Assim é possível compreender que a ausência da reeducação sócio-ambiental, é uma contribuição para extinção humana, pois a degradação do planeta pelo consumismo desenfreado da raça humana é a causa dos desastres ambientais refletidos já em dias contemporâneos.

Pode-se afirmar que sustentabilidade busca conciliar a questão ambiental com a questão econômica incorporando o princípio básico da continuidade, nada pode ser sustentável, se não for contínuo.

Desenvolvimento

A agenda 21, “meio ambiente”

O  ser humano é um ser inteligente e conseqüentemente capaz de evoluir, transformar e se adaptar com grande facilidade, o que precisa para que isto aconteça é de norteadores que levem a conscientização e com isto possa acontecer mudança e  transformação necessária em nosso planeta para que as gerações futuras não tenham que enfrentar grandes problemas das quais  o mundo enfrenta nos dias atuais.

A Agenda 21 demonstra os graves problemas a qual passa a humanidade e faz

um apelo a todas as nações para se unirem em prol do desenvolvimento sustentável.

Toda degradação que vem ocorrendo ao longo dos anos nada mais é do que a conseqüência de nossas ações desenhadas rumo ao consumo.

Para que os objetivos da Agenda 21 Local sejam atingidos, existe um amplo processo que depende da sensibilização e do estágio de amadurecimento de cada comunidade na discussão dos temas públicos de forma participativa. Assim, observando as diferentes experiências de Agenda 21 no Brasil podemos identificar diferentes estágios, qual seja: o da sensibilização, capacitação e institucionalização dos processos de agenda 21. O da elaboração, ou seja, definição de temas, elaboração de diagnósticos, formulação de propostas e definição de meios de implementação e o estágio da implantação propriamente dito.

Levando em consideração quanto às três dimensões da sustentabilidade que é o econômico, podemos dizer que nada mais é do que produzir de forma responsável, onde se visa o valor em real, para a conservação do nosso planeta sem prejudicar o mesmo, o ambiental que é uma das mais conhecidas, onde defende o uso consciente dos bens naturais, compreenderem a proteção e gestão dos recursos renováveis a fim de amenizar os impactos, preservar o que temos de mais precioso e o social que busca a igualdade social, onde todos tenham uma vida digna visando educar o ser humano para conscientizar o consumo consciente, para o desenvolvimento da região, país, ou empresa onde atua e assim preservar o nosso planeta.

Para que haja mudanças significativas podemos começar com pequenas atitudes, como plantar uma árvore, fazer coleta seletiva, reduzir a utilização do carro, economizar água, etc.

Sustentabilidade é o pequeno gesto que levará a grandes mudanças se forem adotadas por todos nós.

Utilizar os 3 Rs(Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Reduzir o consumo de energia elétrica, a utilização do carro, da água, etc..

Reutilizar papéis, doar os brinquedos, roupas usadas, etc.

Reciclar papéis, latas de alumínio, garrafas, plásticos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (323.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com