TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

AGENDA 21 PESSOAL

1 - Introdução

A Agenda 21, é o principal documento da Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, com a proposta mais consistente de como alcançar o desenvolvimento sustentável, com ações de curto, médio e longo prazo. A agenda 21, traz ações concretas com metas, recursos e responsabilidades através da parceria entre governos e sociedade.

        A Agenda 21 Pessoal, faz com que cada um estabeleça sua ação individual para cuidar e preservar o meio ambiente, gerando assim um menor impacto ambiental, já que o mesmo leva um tempo considerável para se recuperar.

2 - Agenda 21 Pessoal

2.1 – Resíduos – O lixo deve ser separado entre recicláveis e não recicláveis. O óleo de cozinha deve ser colocado em recipiente para descarte em locais de re-utilização para fabricação de sabão ou até mesmo em casa.

2.2 – Energia Elétrica -  Não deixar aparelhos que ficam em modo de Stand Bye na tomada e apagar as luzes.

2.3 – Veículos – Utilizar alternativas para deixar o automóvel em casa (Bicicleta, Carona, etc) e também fazer a manutenção periódica dos filtros de escapamento e também manutenções necessárias para evitar as fumaças que agridem o meio ambiente.

2.4 – Higiene Pessoal – Não tomar banhos demorados, fechar o chuveiro para se ensaboar e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

2.5 – Higiene em casa – Varrer garagem e quintal ao invés de lavar e no caso de lavagens, utilizar água reutilizada da lavagem de roupas. Não utilizar detergente em quantidade excessiva para lavar louças e não despejar resto de óleo em ralos e pias.

2.6 – Comunidade – Assistir palestras sobre projetos ambientais e como contribuir para a sustentabilidade. Plantar árvores e cuidar das que já existem.

2.7 – Fora de Casa – Guardar o lixo produzido enquanto estiver fora de casa ou descartá-los em lixeiras já separando papel, plástico e etc. Evitar o uso de sacolas plásticas em supermercados.

2.8 – Incentivar – Levar a informação sobre ONGs, palestras ou simplesmente informação aos colegas de como preservar o meio ambiente

2.9 – No Trabalho – Usar papéis já utilizados como rascunho, evitando assim o uso desnecessário de papéis.

2.10 – Na Faculdade – Utilizar materiais reciclados como cadernos e lápis de madeiras reflorestadas.

3 – Desenvolvimento

Diariamente grandes quantidades de lixo são jogados nos rios, fora esgotos e produtos químicos que poluem as águas. Árvores são derrubadas abrindo grandes clarões na mata e o homem nada faz para melhorar isso. Estudos comprovaram que o aumento da concentração de gases na atmosfera provenientes da queima de combustíveis, automóveis e até incêndios florestais, resultaram no aumento de 1 grau centígrado na temperatura do planeta nos últimos 100 anos.

A Agenda 21, é um plano de ação para contribuir com o meio ambiente, tentando recuperar o que ainda resta dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com