TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 NOME

 RA

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]


  1. Introdução: 

A Agenda 21 nada mais é do que um programa de Desenvolvimento Sustentável onde tem com objetivo juntar as partes tanto políticas quanto civil para fins de reduzir os problemas que o meio ambiente vem sofrendo ano a ano, a intenção deste trabalho é implementar ações visando o desenvolvimento social, onde a participação de autoridades locais são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados. Neste trabalho serão apresentados dez tópicos, onde neles estarão as principais ações para redução do problema ambiental.

  1. Desenvolvimento: 

- Saneamento Básico

É Relacionado ao abastecimento de água potável, a limpeza urbana, o manejo da água potável, o controle de pragas e insetos, a coleta de lixo, o tratamento no esgoto, tudo isso visando à saúde e qualidade de vida melhor para a população. São procedimentos adotados em determinadas regiões visando melhores condições higiênicas para os habitantes.

- Assistência Domiciliar

Proporcionar um atendimento mais humano, ou seja, mais confortável, evitando que o paciente permanece em ambiente hospitalar por muito tempo, porém isso também ira depender da situação ocorrida com o mesmo. Em muitos casos pacientes são portadores de doenças que invalidam total ou parcialmente suas atividades, que necessitem de cuidados mais específicos, onde possam ser realizados em regime domiciliar.

- Ética e Bom Senso

A Ética são princípios que orientam a conduta do ser humano, ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento entre a sociedade para que ninguém saia prejudicado. E o Bom Senso é quando vivenciamos relações sociais com participações ativas, onde precisamos adotar mudanças em nós mesmos que demonstrem atitudes boas e ajudem o meio ambiente.

- Saúde Pública

Infelizmente hoje em dia é um dos temas que mais são discutidos e reivindicados pela sociedade, a falta de comprometimento dos políticos para com os cidadãos é alta, pois ultimamente nos deparamos com diversas situações em um hospital público ou centros de saúde, tanto em condições precárias quanto na falta de profissionais, equipamentos e medicamentos adequados à população. Logo devemos concluir que este fator é extrema urgência.

- Coleta Seletiva

A coleta seletiva nada mais é do que o recolhimento de materiais que são separados e podem ser reciclados, temos como exemplo o papel, plástico, vidro e metal. Em muitos municípios ou comunidades não se utiliza deste benefício, acabando por fim o descarte destes resíduos em um único local, ambos sabemos a gravidade deste fator, pois uma garrafa seja plástica ou de vidro demoram anos e anos para se decompor isso contribui muito para a agressão ao solo. Deveria ser implantado em todo município rigorosamente o programa de coleta seletiva e incentivar e orientar a todos com relação ao caso. Pois muitas vezes, no caso do lixo comum, ocorrem enchentes e reclamamos das autoridades que não tomam suas devidas providências, mas não pensamos no lixo que jogamos nos bueiros, no sofá e até mesmo carros velhos que são jogados em rios, temos que antes de tudo rever nossos atos para conseguirmos melhores benefícios.

- A Amazônia Pede Socorro

Hoje em dia temos como crescente o índice de desmatamento de nossas florestas temos em nossa Amazônia cerca de cinco milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados de floresta que ano a ano vem diminuindo infelizmente devido as atitudes do ser humano. Quando flagramos o desmatamento ilegal em algumas vezes passamos por despercebidos, mas devemos denunciar esse atentado à natureza, pois é ela que nos sustenta, devemos mais do que nunca preservá-la.

- Poluição Ambiental

Causada pelo homem, ela age direta ou indiretamente liberando substâncias e energias no ambiente, onde provoca um efeito negativo, causando danos a nossa saúde, nos seres vivos e no ecossistema. Temos a poluição atmosférica, híbrida, do solo, sonora, visual, térmica e luminosa, devemos nos conscientizar reivindicar nossos direitos para que ocorra uma diminuição na poluição, pois este é um fator que prejudica e muito nosso meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (338 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com