TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregando Pessoas

Trabalho Universitário: Agregando Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

AGREGANDO PESSOAS – RECRUTAMENTO

Recrutamento de pessoas é um conjunto de ferramentas que busca encontrar candidatos ao perfil da vaga disponibilizada pela organização. Ele é feito a para garantir que as necessidades da empresa seja atendidas tanto no presente quanto no futuro e sempre deve estar atualizado quanto a melhor forma de atrair o melhor candidato.

Considera-se que as pessoas e seus conhecimentos são a melhor base da moderna organização. Aquela forma antiga de gerir empresas está mudando, pois o foco é gestão de pessoas, com foco nas suas habilidades, destrezas e bem estar. São os novos parceiros das organizações.

No recrutamento deve ser planejamento para garantir que não se perca todo o trabalho e se perca a credibilidade no processo.

Devem-se levar em consideração alguns pontos:

-Oque a organização busca quanto a pessoas

- Oque o mercado pode oferecer de melhor; dentro das possibilidades.

- E qual a melhor técnica de busca para essa vaga.

Com essas informações, o gestor deve:

Avaliar os resultados e definir a melhor busca.

Planejamento Pessoal : Entende-se que recrutamento pessoal é o processo de decisão sobre os recursos humanos a fim de atingir os objetivos da organização. Resumindo em conjunto com as áreas responsáveis o gestor deve avaliar qual a necessidade de recursos humanos será necessário para atingir determinada ação organizacional, esse planejamento nem sempre está nas mãos do gestor da área de recursos humanos. Vale salientar que essa avaliação deve ser feita com certa antecedência, pois os entraves ao processo podem ocorrer.

Recrutamento interno é o processo que ocorre dentro da empresa e visa dar oportunidades de crescimento para os próprios funcionários.

Serve como uma técnica de motivar, pois é uma oportunidade para aqueles que estudam e desejam cargos e salários melhores.

Um recrutamento interno tem baixo custo, ate porque os currículos já estão ali na empresa, não precisa pagar para fazer a divulgação da vaga. Os treinamentos também são mais rápidos, pois o funcionário já sabe a política e como funciona a empresa.

As desvantagens desse recrutamento é que pode gerar conflitos na hora de explicar as oportunidades de crescimento,criando uma atitude negativa por não demonstrarem condições ao tentar ocupar o cargo. Também pode facilitar a acomodação do funcionário,levando ele demostrar certas competências em algum cargo, a empresa premia seu desempenho e ele torna isso como uma rotina.

Recrutamento externo é processo que recruta as pesssoas que estão fora da organização. Umas das técnicas mais utilizadas para atrair esses funcionários são os anúncios nos jornais.

As vantagens são a pré-seleção ,Possibilidade de renovar o ambiente e Investimento em novos talentos. “Pessoas novas, geram novas idéias e podem trazer benefícios para empresa.”

As desvantagens é que podem desmotivar os funcionários e criar um certo descontentamento por parte deles, pois todo mundo quer oportunidade de crescer dentro da organização. E contratando pessoas de fora pode dar a entender que naquela organização não tem plano de carreira.

Recrutamento misto é quando se utiliza os dois recrutamento (interno e externo), ou seja quando não consegue a pessoa ideal para o cargo internamente eles buscam externamente.

Pode ocorrer de três maneiras:

1-Recrutamento Externo seguido de Recrutamento Interno: Ocorre principalmente quando não se obteve o resultado desejado no primeiro deles.

2- Recrutamento Interno seguido de Recrutamento Externo: A organização dá prioridade aos seus recursos humanos internos, não havendo candidatos à altura, efetiva então, o Recrutamento Externo.

3- Recrutamento Interno e Externo, simultaneamente: Geralmente ocorre quando existe uma urgência quanto ao preenchimento da vaga, em alguns casos, a organização pode dar preferência aos candidatos internos caso exista uma equivalência em termos de qualificação profissional entre os concorrentes à vaga.

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização. A seleção de busca, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.

Técnicas de seleção: Técnica de seleção nada mais é de uma forma de o funcionário (departamento De Pessoal) interagir com o interessado na vaga do emprego. Nela você pode ver o perfil da pessoa (fisicamente), você pode dialogar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com