TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Empresas a necessidade de um sistema automatizado

Por:   •  3/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

1 Introdução

Após pesquisa coletiva dos integrantes do grupo, podemos constatar em algumas empresas a necessidade de um sistema automatizado, para melhor organização dos produtos armazenados, facilitando a entrada e saída de peças do estoque, seguindo estas necessidades construímos o manipulador de pallets, onde desenvolvemos um almoxarifado automatizado   capaz de facilitar e agilizar o armazenamento de produtos sobre pallets.

Onde se colocou em pratica o referido aprendizado, na área do curso de técnico em mecatrônica, que adquirimos da instituição Poli-Network, aplicando os conceitos de: mecânica, elétrica, eletrônica, pneumática, programação CLP, entre outros.


2 EQUIPAMENTOS, DISPOSITIVOS E MATERIAIS UTILIZADOS.

2.1 Motores Elétricos

Utilizamos dois motores de vidro elétrico automotivo, acoplado a um ------ usinado, com a função de girar a rosca em sentido horizontal e vertical, para a locomoção dos carros, os motores têm as seguintes especificações:

  • Corrente de 1,67 alimentando em 12V;
  • Potencia consumida  de 20 Watts;
  • Torque fornecido de 7,5 Nm;
  • Rotação (Velocidade Angular ) de 60 Rpm.

[pic 1][pic 2]

                  Figura 1                                                   Figura 2

Como mostra na figura1 o motor esta fixado em uma chapa de alumínio, carregando o carro no sentido horizontal através de uma rosca sem fim. Na figura2 o motor esta dando condição para que o carro se desloque no sentido vertical com o mesmo funcionamento do motor da figura 1.

2.2 Rolamentos

Foram utilizados quartros rolamentos no projeto, presos nos mancais, dando condição para girar livremente a rosca sem fim.

[pic 3]

2.3 Sensores Magneticos

O sensores magnetico tem como função efetuar um chaveamento eletrônico mediante a presença de um campo magnético externo, próximo e dentro da área sensível, no nosso projeto utilizamos sensores magnéticos resistivos, também conhecidos como sensores de efeito hall.

[pic 4]

Figura 4 (3 sensores magneticos)

Como mostra a figura4, o sensor 1 e 3 destacados na figura tem como função contar o numero de voltas do eixo, as peças que utilizamos para acoplar o motor na rosca sem fim é de aluminio. A contagem é realizadaa devido aos dois parafuso alen que prendem a rosca sem fim, e criar um campo magnetico, permitindo assim que os sensores realizazem a contagem, atraves do campo criado pelo parafuso, o CLP ja progamado realiza o armezanamento do pallet no local desejado, o sensor 2 do lado direito, atua quando o garfo chega ao local de entrada e saida de pallets.

2.4 Sensores----------

[pic 5]

Identificam o posicionamento dos pistões.

2.5 Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação é constituída por quatro blocos de componentes elétricos:

  • Transformador de força, (que aumenta ou reduz a tensão);
  •  Circuito retificador, (transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua);
  • Filtro capacitivo ou indutivo, (reduz variações de tensões e correntes de altas frequências);.

Regulador de tensão (mantem a tensão produzida pelo gerador dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico).

Utilizamos uma fonte MURR ELETRONIK  que alimenta todos os componetes e dispositivos eletricos, exceto os motores de vidro eletrico que tem uma alimentação de um gerador que podemos observar no proximo subtitulo, a fonte MURR ELETRONIK tem as seguintes especificações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (605.8 Kb)   docx (501 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com