TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alianças Estratégicas

Ensaios: Alianças Estratégicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS

2013

SUMÁRIO

01 – ?????? 02

Referências Bibliográficas ??

Estudo da região e viabilidade de inovação

Tem-se notado que o ramo de material de construções, tem tido um crescimento considerável e constante. Para saber se existe viabilidade econômica e financeira na implantação de um mercado do ramo, na região de Venda Nova foi preciso fazer um planejamento identificando as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, os fornecedores, os prováveis clientes, a concorrência no local, a opinião da população entre outros, dados esses que foram obtidos através de cálculos, demonstrações financeiras e pesquisa. Para se manter no mercado, as organizações precisam ter uma visão geral do negócio, seguindo os objetivos e consequentemente alcançando as metas traçadas. Faz-se necessário também, a atualização constante do que está acontecendo no ramo em que se atua, informar-se sobre as novidades apresentadas para o segmento sob todos os aspectos, inclusive no quesito tecnológico, o que é de extrema importância num mundo tão globalizado. Após a abertura da empresa é preciso pensar sobre o futuro da organização, revisando o plano de negócio, definindo uma meta e traçando até onde se quer chegar, criando novos planos de ação, enfim definindo como a empresa quer ser vista no futuro e pensando sempre que ela irá crescer. Não se pode esquecer jamais que é preciso buscar a integração da equipe, valorizando o ser humano, não como um recurso ou máquina, mas sim como parte fundamental para o sucesso. É preciso dar extrema importância para o setor de marketing e propaganda que haverá na empresa, pois o mesmo pode inclusive alavancar as vendas e atrair mais clientes.

Comparativo entre as atuais condições e sugestões de inovações e melhorias

Empresa 1 “Casa e Companhia”

Fatores-chave de sucesso Condições Atuais Inovações e Melhorias

1. Tecnlogia Controle manual, gestão por meio de planilhas Implantação de um sistema integrado para controlar os materiais e gerir o financeiro da empresa.

2.Marketing Não há. Planejar um plano de marketing por nicho (atrair as classes A e B) e realizar um marketing personalizado destacando as novidades da empresa.

3. Venda pela Internet (e-commerce) Não há. Apostar mais uma vez na tecnologia para aumentar as vendas, dando comodidade ao cliente. Isso pode ser um diferencial na região.

4.Mudança de estratégia Menor preço Melhor preço. Ter também os produtos de qualidade com um preço acessível para atrair a classe A e B.

Pesquisa de empresas para alianças

1) Uberaba Supermercados: Ramo alimentício, atende a região de Venda Nova tendo como público alvo as classes C e D.

2) Epa Plus: Ramo alimentício, atende a região de Venda Nova tendo como público alvo as classes A e B.

3) Casa e Lar Materiais de Construção: Ramo de construção, atende a região de Venda Nova tendo como público alvo as classes C e D.

4) Leroy Merloin: Ramo de construção, interiores e jardinagem. Atende Belo Horizonte e região metropolitana tendo como público alvo todas as classes.

Empresas selecionadas

As empresas selecionadas foram Epa Plus e Casa e Lar Materiais de Construção. O que contribui foi a facilidade ao acesso concedida pelos proprietários. No caso da Casa e Lar, sendo um concorrente direto, não tivemos problema pelo fato da região de Venda Nova ser muito extensa e estarmos em lugares mais distantes.

Nas duas empresas, identificamos o uso da tecnologia para gerir o negócio. No sistema havia módulos para controle de estoques, precificação, controle das vendas, histórico dos clientes, lista de fornecedores e gestão financeira. O controle manual está mais suscetível a falhas, haja vista que o sistema ele possui hierarquias, impedindo alterações sem que haja a permissão por usuário.

A necessidade de escolha de uma empresa de outro ramo, como o Epa, foi intencional. Podemos mesclar os pontos positivos dentro do nosso negócio, como por exemplo: Organização dos produtos dentro do local, comum em supermercados.

Recurso, Força, Fraqueza e Oportunidade

Empresa 1 “Casa Lar”

Recursos Força Fraqueza Oportunidade

1. Equipe Equipe experiente Falta de Tecnologia Rápido crescimento de mercado

2. Treinamento Baixo custo Falta de direção estratégica Distribuição

3.Tecnologia Parcerias Pouco investimento em inovação Novas tecnologias

4. Produto Competência Falta de formação dos funcionários Encontrados novos usos de produtos

Empresa 1 “Casa e Companhia”

Recursos Força Fraqueza Oportunidade

1. Equipe Competência Pouco investimento em inovação Novos métodos de distribuição

2. Treinamento Parcerias Problemas operacionais internos Empresa rival com dificuldades

3.Tecnologia Tecnologia Própria Pouco investimento em inovação Novas tecnologias

4. Produto Qualidade do Produto Linha de produtos muito reduzida Encontrados novos usos de produtos

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com