TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alianças Estratégicas - Logística

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Alianças estratégicas

[Digite o nome do autor]


Alinças estratégicas e terceirização logística

Poulin et al (1994) – Definem empresa em rede como uma empresa que se organiza e gerencia suas operações de maneira flexível. A empresa em rede é aquela que expande sua atuação ampliando suas ações, além das atividades internas. Com isso, ela dispóes de todos os recursos de sua rede industrial e comercial.

A empresa em rede

Engloba todo tipo de intercâmbio e quanto mais a empresa se abre, maior é a expansão e suas chances de parcerias/alianças, aumentam. A rede externa pode agrupar empresas concorrentes, complementares, ou ainda órgãos de poio(ex. centros de pesquisa ou instituições de formação).

Uma pesquisa realizada pela Arthur Anderson revelou que 93% dos diretores entrevistados planejam a terceirização total ou parcial de alguma função na mpresa. O setor mais terceirizado é o de T.I, segundo o Outsourching Institute. Existem muitas vantagens na criação de reds, por exemplo: redução de riscos ligado a certos projetos, facilitação da conquista de novos mercados e peso menor na estrutura interna da empresa.

As razões mais comuns que levam uma empresa a terceirizar uma parte de suas atividades são: reduzir ou controlar os custos, melhorar o foco da empresa, ter acesso à habilidades de classe mundial. Entre 2000 e 2007, o indice de terceirização logística na América do Norte aumentou, em destaque os serviços de tranporte, armazenagem e controle de estoque.

Decisão de fazer, mandar fazer ou fazer em conjunto

A empresa deve efetuar escolhas estratégicas que terão impacto na rede logística. Entre realizar ou não uma atividade, há também a opção de terceirizá-la ou fazer em conjunto com algum parceiro. A opção escolhida deverá servir para os objetivos de longo prazo. Fazer internamente ou terceirizar é uma decisão estratégica muito importante, pois gera lucro em curto prazo, porém gera muitos concorrentes a longo prazo. A tecnologia envolvida à atividade pode ser uma vantagem considerável em termos de concorrência, porque terceirizar é, passar os segredos do êxito a concorrentes potenciais.

Tipos de ligações entre empresas

Entre diversas formas possíveis de cooperação entre empresas, algumas são mais importantes para atingir o seu objetivo estratégico. Essas ligações podem ser simples, como cliente-forncedor, mas também podem exigir a criação de consórcios. Os tipos de ligações que, geralmente, encontramos são: fazer, mandar fazer ou fazer em conjunto. A empresa dispõe de quatro opções e não apenas das opções de fabricar ou comprar.

A opção de “fazer em conjunto” cada vez mais converge para a tendência de crescente colaboração na cadeia. Apesar de, frequentemente, não serem de implmentação simples e rápidas, são fundamentais para o sucesso de projetos.

Impacto da tecnologia

Antes e pensar em alguma forma de terceirização, deve-se avaliar o impacto estratégico de uma perda potencial da tecnologia utilizada pela atividade em questão.

Opção de fazer

Geralmente, essa opção é escolhida quando a empresa possui habilidades internas que lhe permitem fazer o trabalho com maior eficácia.

Opção de não fazer

O abasteciment é feito externamente por meio de compras, o que permite negociar preços, exigir um alto nível de qualidade com entregas rápidas e confiáveis, incluindo exigências específicas e a proteção no caso de problemas (greves, falência, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com