TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AMBIENTE ENERGIA E SOCIEDADE – BIODIVERSIDADE

Por:   •  29/5/2019  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

VITÓRIA RAÍSSA FERREIRA MANGUEIRA

AMBIENTE ENERGIA E SOCIEDADE – BIODIVERSIDADE

A biodiversidade pode ser considerada como sendo a variedade da fauna, flora e microrganismos, e a função que cada um exerce nos ecossistemas. Além de ser fundamental para a conservação da vida, ela possui um enorme valor econômico, pois as atividades por ela proporcionadas geram cerca de 33 trilhões de dólares anuais.

Dentro desse contexto, dispondo de quase metade do território latino americano, o Brasil possui diversas zonas climáticas. Essas diferenças, por sua vez, dão origem a diversos biomas, como o Pantanal, os Pampas, a Caatinga, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, entre outros, além de um grande ecossistema marinho.

Sob essa perspectiva, o Brasil é detentor da maior biodiversidade do planeta. E assim, possui diversas espécies endêmicas, ou seja, que são características da região, com elevado valor econômico. Além disso, também dispõe de uma grande variedade social de grupos como indígenas, que agrupam uma enorme fonte de conhecimento sobre a preservação do meio ambiente.

Apesar de toda essa diversidade, o país enfrenta uma contradição: ao passo que detém muitos recursos naturais, valoriza e investe mais em produtos estrangeiros, desde a soja da China, até as abelhas da África. Diante disso, é notável que deveria haver uma intensificação no investimento da biodiversidade nativa e das atividades por ela proporcionadas.  

Em relação as exportações brasileiras, 31% são provenientes da biodiversidade, que geram empregos para mais de 3 milhões de pessoas através de atividades como extrativismo e pesca. E sob o mesmo ponto de vista, cerca de um terço da matriz energética do país são derivadas das florestas nativas, que oferecem produtos como etanol, lenha, carvão, etc.  

Portanto, visto o valor da biodiversidade e as áreas que ela abrange, é necessário ressaltar que esta passa, na atualidade, por gritantes problemáticas por falta de sustentabilidade, que resultam na extinção das espécies e no desequilíbrio ambiental. Para que a vida na terra subsista, é fundamental a preservação e equilíbrio da biodiversidade, pois esta agrupa recursos naturais que são os principais meios de sobrevivência do homem e da Terra.

PAU DOS FERROS, 04/08/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com